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Valor de sinal

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

J. V.

Para: Re/max Portugal

24/06/2021

No seguimento do CPCV – ID 125591019-19 completadas as assinaturas e assim devolvido em 11/06/2021 venho solicitar a Vs. Exas. que atendam à seguinte reclamação sobre os factos preconizados pela agência RE/MAX - Muralha conforme de seguida descrevo. 11/06/2021 – 15:55 Doc.pág.I, Remax-Muralha solicita-me devolução do CPCV assinado (págs.IV a XI).11/06/2021 – 17:27 Doc. Pág.II – Como solicitado enviei à Remax-Muralha cópia digitalizada do CPCV assinado. Solicitei indicações para o pagamento do sinal de 20.000,00Eur.11/06/2021 – 17:41Doc. Pág.XII – Remax-Muralha acusa a recepção do CPCV ribricado e assinado, em conformidade e dá indicaçãos para o pagamento por transferencia bancária para o IBAN indicado no CPCV.11/06/2021 – 18:06 Doc. Pág.XIV – Remax-Muralha envia-me novo email com novos dados bancários em anexo (Pág. XVI). Solicitando comprovativo de transferencia. Junto código fonte deste email em págs. XVII a XXIV.11/06/2021 – 18:57 Doc. Pág.XXV – Dado que o email anterior me levantou alguma reserva solicitei confirmação quanto ao IBAN e nomes dos destinatários que em nada se relacionavam com os vendedoresdo CPCV.11/06/2021 – 19:07 – Doc. Pág.XXVI – A Remax-Muralha deu resposta afirmativa.11/06/2021 – 19:28 – Doc. Pág.XXX - Efectuada a transferencia para o último IBAN solicitado pela REMAX-Muralha para: NUNO MIGUEL OLIVEIRA FIGUEIRA. Envio de comprovativo. Anexo de comprovativo – Doc. Pág. XXXI11/06/2021 – 19:17 – REMAX-Muralha confirmação de recebimento indicando encaminhar o comprovativo ao vendedor.- Toda a correspondência recebida pela alegada REMAX Muralha tem incorporado identicamente o timbre da agência.13/06/2021 15:13 – Fui contactado telefonicamente pelo operador da agência imobiliaria, Sr. Hugo Reliquias, questionando se já teria feito a transferencia bancária e enviado o comprovativo. Indiquei tudo o sucedido e que tinha cópia da correspondencia trocada com a Coordenadora da Loja Remax Muralha - Sra. D. Sónia Bonito - incluindo a confirmação da transferencia. 13/06/2021 15:55 – Perante a suspeita de burla ou fraude bancária liguei para a SuperLinha Santander para denunciar a situação e solicitar a interrupção da transferencia. Reportei o sucedido. A operadora do Santander indicou a operação ter custos e não ser garantido que a operação de transferencia seria suspensa. Ver comprovativo doc.pág. XXXIII. Depois disso facultei para o email pessoal ou do colega Sr Hugo Reliquias toda a documentação que me foi pedida pela Sra. D. Sonia Bonito para comprovar esta triste história.14/06/2021 11:51 – Contactei o meu gestor de conta do banco Santander – Sr. Xavier Gregório – reportei-lhe o sucedido e solicitei se poderia intervir para interromper a transferencia. 14/06/2021 12:50 – Reportei o sucedido indicando o respectivo IBAN ao email do Banco Millenium BCP – ver doc. Pág. XXXV.16/06/2021 13:39 – Fui informado telefonicamente pelo meu gestor de conta do banco Santander – Sr. Xavier Gregório – que a transferencia tinha sido realizada, cabendo ao banco do destinatário a possibilidade de solicitar ao destinatário a devolução do valor transferido.- A REMAX não garantiu a devida protecção de dados privados. Os meus dados pessoais, dados nos cartões de cidadão meus e da minha esposa, números de conta/iban, moradas, assinaturas, encontram-se na mão alheia por incapacidade da REMAX de assegurar a privacidade dos dados. Se num futuro tiver problemas de utilização da minha identidade ou assalto na minha morada irei responsabilizar a REMAX directamente por esta não ter sabido proteger e salvaguardar os dados pessoais da minha esposa e meus. - Bem como, toda a enorme afectação psicológica familiar que o incidente está a causar. Não sabemos em que mãos está toda a informação pessoal que foi entregue à REMAX-Muralha e qual o uso que vai ser dado à mesma.- O montante de 20.000,00 Eur. foi transferido por ordem e confirmação da REMAX. Como explica e comprova a REMAX o sucedido? O que faz a REMAX para evitar estas situações? Estão os clientes da REMAX protegidos contra estas acções? Ou, para proteger os montantes dos negócios em que faz parte mediadora? Se foi violada a correspondencia, então que garantias dá a REMAX de que não houve mais roubo de demais informação.- Na página de entrada do site da REMAX-Muralha pode ler-se: “Temos como prioridade continuar a garantir a segurança e protecção dos dados dos nossos clientes, dando assim cumprimento à lei de Protecção de Dados. No caso de ter alguma questão adicional respeitante à protecção de dados e seu tratamento, deverá contactar-nos através do seguinte endereço: proteccaodados.muralha@remax.pt .”Está a REMAX aà altura de seguir aquilo que promove no seu site? Ou trata-se apenas de mentiras de marketing para fazer confiar os ingénuos clientes? A REMAX até à data não se responsabilizou pelo sucedido. Nem mostrou interesse em resolver.- Aos factos, acresce que até à data de 23/06/2021, passadas duas semanas sobre toda esta “trapalhada”, a REMAX aparenta querer “assobiar para o lado” e atuar como se nada tivesse a ver com o assunto. Até esta data, não fui formalmente informado sobre o que na realidade se passou. Nem sobre a posição da REMAX quanto ao sucedido ou quanto a proteger os seus clientes na minha pessoa e da minha esposa. Nem sobre o destino dado ao montante transferido. Nada! Aparentemente o objectivo é o lucro e não há responsabilidades.Face ao anterior, para que a situação seja reposta considero que a REMAX Muralha foi permissiva e negligente e como tal deve ser responsabilizada juridicamente por todas as consequências. Pelo que, para repor a situação, a REMAX deve começar por me restituir o valor de 20.000,00 Eur. que transferi erradamente por sua ordem, no IBAN que me endereçou.Tudo isto é lamentável, mas não vemos na REMAX vontade de resolver ou ultrapassar o problema. Quando assim é, não restam soluções senão reclamar.Junto cópia da participação apresentada às autoridades.


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