Exmos. Senhores,
Venho por este meio apresentar reclamação formal relativamente ao serviço de substituição de fechadura efetuado pela vossa empresa no dia 27/12/2025, na minha habitação.
À data do serviço, encontrava-me numa situação de necessidade e urgência, encontrando-me impossibilitado(a) de aceder à minha residência, não dispondo de alternativa imediata nem de margem real para comparar preços ou recusar o serviço.
Foi instalada uma fechadura GLK 9072 direita, tendo sido cobrado o valor de 345 € + IVA, totalizando 424,35 € apenas pelo material, valor claramente desproporcionado face ao preço normal de mercado deste modelo 60 Euros.
Mais informo que:
- Não foi apresentado orçamento prévio, escrito ou verbal;
- Não fui informado(a) do preço da fechadura antes da sua instalação;
- O valor apenas foi comunicado após o serviço estar concluído;
- Não foi fornecida qualquer explicação técnica ou comercial que justificasse tal valor e ainda me foi comunicado que a fechadura levava um grande desconto.
- O serviço ficou mal acabado pois do lado de fora existe um buraco na porta
Esta atuação, ocorrida num contexto de necessidade evidente, viola o dever de informação ao consumidor (Lei n.º 24/96) e pode configurar prática comercial desleal e abuso de dependência, nos termos do Decreto-Lei n.º 57/2008, por aproveitamento de uma posição de fragilidade do consumidor.
Face ao exposto, solicito a revisão imediata do valor cobrado pela fechadura e a devolução da quantia cobrada em excesso, no prazo máximo de [10/15] dias.