Exmos. Senhores,
VÍTIMA DE FRAUDE NO NOVO BANCO
No dia 30 de Maio de 2025, fui vítima de fraude, quando estava no site e aplicação do Novo Banco, depois de introduzir no Canal Digital o Código de Acesso e a Password, a consultar uma das mensagens do banco que se encontravam por ler. Estava no computador do emprego.
Quando cliquei numa mensagem para ler, apareceu uma mensagem com uma barra de tempo, com percentagem, e disse para não desligar o computador. Instantaneamente apareceu um pedido de autorização no meu telemóvel, que eu autorizei. (Como não ia pagar nada, não tinha nenhum Link, nenhuma Entidade nem Referência, nem nenhum Nome de beneficiário, pensei que o Banco estava a fazer alguma actualização na página) e imediatamente me apercebi que era uma transferência de 900€. Já não confirmei a autorização no PC onde estava a trabalhar, abortei o computador, desligando completamente, mas já não foi o suficiente, porque a transferência foi efectuada.
Não me foi pedido nenhum número de IBAN de destino, nem nome do beneficiário, nem valor, não me foram pedidos dados nenhum.
O NOVO BANCO não devia ter autorizado esta transferência, sem a minha ordem e sem dados. O NOVO BANCO NÃO ME PROTEGEU!
Liguei de imediato para as linhas de apoio 218837700 e 228336610, mas não consegui falar com ninguém, só com o assistente virtual.
Fui imediatamente á Agencia do NOVO BANCO mais perto do meu local de trabalho onde me encontrava, ao Balcão B0509 de S. João de Brito, onde apresentei a minha queixa de que fui vítima de fraude. Foi-me pedido a participação à Policia de Segurança Pública, o que fiz e enviei por e-mail para o NOVO BANCO. A Colaboradora do Banco informou-me que a transferência já estava efectuada e foi parar a Bélgica, e que iam pedir a anulação.
Esta anulação devia ter sido feita imediatamente!
Fui informado que o pedido de anulação de transferência tinha um custo de 40€, o que se traduziu em mais 1,60€, valor que não considero correcto terem descontado logo da minha conta, uma vez que foi erro do banco.
Quando regressei ao meu posto de trabalho, informei a entidade patronal, que solicitou ao Técnico de Informática uma análise ao PC, onde aconteceu o sucedido, não tendo sido detectado nenhum vírus instalado!
A minha Conta Bancária aberta em 1990, não tem um seguro que cobre esta fraude?
Espero ser ressarcido deste valor urgentemente, uma vez que tenho contas para pagar e gosto de honrar os meus compromissos.
Cumprimentos.