Exmo.(a)s Senhores(as),
Venho por este meio apresentar reclamação relativamente ao processo de cancelamento da minha inscrição no vosso ginásio.
No dia em que procedi à suspensão da minha conta, fui informada de que o cancelamento implicaria o pagamento de uma taxa de 50€, e que, caso o pedido fosse feito com menos de 10 dias úteis da data pretendida, teria ainda de pagar uma quinzena adicional no valor de 15€. Procurando evitar encargos indevidos, assegurei-me dos prazos corretos.
No dia 26/11/2025, às 13h05, contactei telefonicamente o ginásio. Fui atendida pelo colaborador Diogo, que me informou claramente que, para evitar o pagamento da quinzena adicional, eu teria de me deslocar ao ginásio entre 26/11/2025 e 27/11/2025 para formalizar o cancelamento.
Assim procedi. No entanto, ao chegar ao ginásio fui surpreendida com a informação de que teria obrigatoriamente de pagar 65€, contrariando totalmente o que me havia sido comunicado por telefone.
A funcionária que me atendeu solicitou o apoio do diretor do ginásio, visto que existia uma falha de comunicação entre o ginásio e os clientes, mas o mesmo optou por se ausentar sem prestar esclarecimentos ou assumir a resolução da situação.
Solicitei então todos os documentos relevantes: contrato, registo de suspensão e baixa médica. No contrato, nomeadamente no ponto 2.3 – Cancelamento, está previsto que:
• O pedido de cancelamento dentro do período de compromisso é possível mediante o pagamento de uma taxa de 50€;
• O cancelamento deve ser solicitado por escrito na receção do clube, com antecedência mínima de 10 dias úteis;
• Caso ocorram cobranças durante esse período, não existe direito a reembolso.
Depois de ler o contrato, continuei a manifestar a minha intenção de proceder ao pagamento da taxa correta de 50€, conforme previsto no contrato e conforme informado anteriormente. Fui, porém, informada de que não era possível pagar apenas os 50€, sendo-me exigido o valor total de 65€. Recusei efetuar o pagamento, uma vez que não aceito pagar valores que não constam do contrato nem correspondem às informações previamente fornecidas pelo vosso ginásio.
Adicionalmente, possuo um comprovativo com o meu NIF, emitido pelo ginásio, onde consta que a minha inscrição se encontra suspensa até 11/12/2025, indicando que o valor a pagar até essa data é 0€ e que no dia 12/12/2025 era descontada a primeira quinzena após a suspensão. E tal como diz no contrato, desloquei-me 10 dias úteis antes do dia 11/12/2025.
Importa ainda referir que deixei todos os factos e informações por escrito no estabelecimento, mas, dada a limitação de espaço não deu para expressar tudo de forma detalhada, organizada e devidamente clara, optei por proceder à presente reclamação através da plataforma online, de forma a garantir que tudo ficasse detalhado e organizado.
Face às informações contraditórias, à tentativa de cobrança indevida e à ausência de apoio adequado por parte da supervisão, considero evidente que houve falha grave de comunicação e incumprimento das condições contratuais.
Solicito a regularização imediata da situação, o respeito pelas condições estabelecidas no contrato e uma resposta formal por escrito.
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