back

Unibanco aprova cartão sem o meu consentimento

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Cartões

Reclamação

M. B.

Para: UNIBANCO

29/09/2025

Exmos. Senhores, Venho por este meio apresentar uma queixa relativamente à emissão de um cartão de crédito Unibanco em meu nome, sem o meu consentimento formal. Fui abordado por uma promotora da Unibanco num evento de fim de semana que estava a decorrer em Aveiro(dia 20/09/2025) e a promotora deu a conhecer do que se tratava. Eu não tinha nem tenho interesse em aderir á Unibanco mas a promotora afirmou ser algo sem compromisso e que apenas com meia dúzia de passos e informações, eu estaria a ajudá-la(presumo eu, com comissão). Sendo sem compromisso e sem ter assinado nada que me vinculasse á Unibanco, decidi de bom grado ajudar a senhora, mas após os passos feitos, recebo email do contrato, em como eu aceitei os termos, algo que nunca fiz. Durante o atendimento, assisti a promotora a colocar o meu Cartão de Cidadão num leitor, sem que eu percebesse que estaria a utilizar essa ação para criar um cartão sem o meu consentimento explícito. Solicito o apoio da DECO na intermediação deste caso, para garantir: A anulação imediata do contrato e cancelamento do cartão; A garantia de que nenhum vínculo contratual foi celebrado sem o meu consentimento; Uma confirmação escrita da anulação do processo e da ausência de qualquer responsabilidade financeira da minha parte. Saliento que estou a exercer o direito de revogação previsto no Decreto-Lei n.º 133/2009, art. 17.º, dentro do prazo legal de 14 dias, pelo que qualquer cobrança ou penalização será indevida.

Mensagens (2)

M. B.

Para: UNIBANCO

05/10/2025

Boa noite,  No dia 20/09/2025 fui abordada por uma promotora do Unibanco num evento de fim de semana que estava a decorrer em Aveiro, da qual eu não tinha nem tenho interesse em aderir ao Unibanco, mas a promotora afirmou ser algo sem compromisso e que apenas precisava de fazer uns simples passos e que simplesmente iria ajudá-la na comissão.  Sendo sem compromisso, sem ter de assinar nada que me vinculasse, decidi de boa vontade ajudar a funcionária. Após os passos feitos, recebo email do contrato em como aceitei os termos, algo que nunca fiz nem era do meu interesse.  Durante o processo, assisti à promotora a colocar o meu cartão de cidadão num leitor e sem que me apercebesse que estaria a criar um cartão sem o meu consentimento com essa ação.  Pedi via Deco PROteste para anular a adesão no dia 29/09 e hoje dia 5/10/2025 continuo sem uma resposta, inclusive, foi-me depositado 300 euros da UNICRES S.A. na minha conta à ordem no dia 3/10, dinheiro que quero devolver porque não pretendo qualquer vínculo com o Unibanco. Saliento que fiz o pedido de anulação no dia 29/09 no direito de revogação previsto no Decreto-Lei n.º 133/2009, art. 17.º, no prazo legal de 14 dias, pelo que qualquer cobrança ou penalização será indevida.  Exijo a anulação imediata do contrato e cancelamento do cartão; A garantia de que nenhum vínculo contratual foi celebrado sem o meu consentimento; uma confirmação escrita da anulação do processo e da ausência de qualquer responsabilidade financeira da minha parte.  Caso esta situação se mantenha sem resposta e não seja resolvido o mais breve possível, irei proceder com processo judicial.

Assistência solicitada 05 outubro 2025

UNIBANCO

Para: M. B.

15/10/2025

Exmos. Senhores, A situação em apreço foi oportunamente avaliada, tendo sido enviada resposta à cliente. Os nossos cumprimentos. Customer Support – Operations (+351) 213 501 500 .. Unicre – Instituição Financeira de Crédito, S.A. Rua General Firmino Miguel, nº 6-B 1600-300 Lisboa . -----Mensagem original----- De: reclamacao@notify.deco.proteste.pt reclamacao@notify.deco.proteste.pt em nome de Enviada: 29 de setembro de 2025 18:30 Para: unibanco.clientes@unicre.pt unibanco.clientes@unicre.pt Assunto: Unibanco aprova cartão sem o meu consentimento [Aviso de Segurança: Este mail provém dum endereço externo – certifique-se da sua origem antes de abrir anexos ou links. Reporte eventuais mensagens suspeitas]


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.