Exmos. Senhores,
Bom dia,
Ontem, dia 23/10/2024, recebi uma mensagem da EDP Comercial a solicitar o envio da contagem da Luz.
Como achei estranho o pedido, liguei para o contato que estava na mensagem, onde me informaram que existe um processo de mudança de contrato para outro operador.
Questionei qual era o Operador, pois eu não tinha feito qualquer pedido de mudança, nem tão pouco falei com outro operador, a EDP informou-me essa informação só a E-Redes é que a poderia dar.
Liguei para E-Redes, onde me informaram que o contrato estava a transitar para a Endesa.
Contei à E-Redes que este processo era alheio ao meu conhecimento e informaram-me que só a Endesa poderia travar o processo anulando-o e informando a E-Redes que por sua vez comunicava à EDP e então o processo ficaria sem efeito.
Liguei à Endesa, onde comuniquei o meu desagrado e questionando o porquê da transição informaram-me que existia um contrato para uma nova instalação e que o numero do CPE que constava no pedido era efetivamente o meu , mas nem o NIF nem a morada correspondiam aos meus dados, .
Solicitei à Endesa que suspendesse de imediato o pedido de transferência do meu contrato e informasse a E-Redes e a EDP, para que eu continuasse com o meu contrato de décadas, ativo na EDP, ao qual me informaram que não o podiam fazer e sugeriram que fizesse um novo contrato com a EDP, pois não assumiam o erro declinando-o para o suposto novo cliente que informou o numero do CPE errado aquando da emissão do contrato.
Tive oportunidade de o mencionar no decorrer da conversa telefónica com a Endesa, que é obrigação da Endesa conferir os dados do CPE com o local da instalação e os dados do cliente, portanto a Endesa foi incompetente no seu dever e está a declinar a responsabilidade da sua incompetência a um terceiro, que não tem como resolver a situação perante duas entidades, E-Redes e EDP.
Entretanto o processo de transição está a decorrer, as empresas EDP e E-Redes informam-me que enquanto não chegar o pedido de cancelamento por parte da Endesa, não podem suspender o processo e a Endesa recusa-se a enviar o pedido de cancelamento ou suspensão para a E-Redes, porque considera que não se tratou de um erro da Endesa.
Solicito a resolução deste problema com a maior brevidade por parte da Endesa , para que o meu contrato com a EDP continue ativo mantendo-se as mesmas condições .
Cumprimentos.
Maria Helena Santos