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Transferência de operador indevida

Resolvida Pública

Problema identificado:

Mudança de fornecedor

Reclamação

M. S.

Para: Endesa Energia, S.A.

24/10/2024

Exmos. Senhores, Bom dia, Ontem, dia 23/10/2024, recebi uma mensagem da EDP Comercial a solicitar o envio da contagem da Luz. Como achei estranho o pedido, liguei para o contato que estava na mensagem, onde me informaram que existe um processo de mudança de contrato para outro operador. Questionei qual era o Operador, pois eu não tinha feito qualquer pedido de mudança, nem tão pouco falei com outro operador, a EDP informou-me essa informação só a E-Redes é que a poderia dar. Liguei para E-Redes, onde me informaram que o contrato estava a transitar para a Endesa. Contei à E-Redes que este processo era alheio ao meu conhecimento e informaram-me que só a Endesa poderia travar o processo anulando-o e informando a E-Redes que por sua vez comunicava à EDP e então o processo ficaria sem efeito. Liguei à Endesa, onde comuniquei o meu desagrado e questionando o porquê da transição informaram-me que existia um contrato para uma nova instalação e que o numero do CPE que constava no pedido era efetivamente o meu , mas nem o NIF nem a morada correspondiam aos meus dados, . Solicitei à Endesa que suspendesse de imediato o pedido de transferência do meu contrato e informasse a E-Redes e a EDP, para que eu continuasse com o meu contrato de décadas, ativo na EDP, ao qual me informaram que não o podiam fazer e sugeriram que fizesse um novo contrato com a EDP, pois não assumiam o erro declinando-o para o suposto novo cliente que informou o numero do CPE errado aquando da emissão do contrato. Tive oportunidade de o mencionar no decorrer da conversa telefónica com a Endesa, que é obrigação da Endesa conferir os dados do CPE com o local da instalação e os dados do cliente, portanto a Endesa foi incompetente no seu dever e está a declinar a responsabilidade da sua incompetência a um terceiro, que não tem como resolver a situação perante duas entidades, E-Redes e EDP. Entretanto o processo de transição está a decorrer, as empresas EDP e E-Redes informam-me que enquanto não chegar o pedido de cancelamento por parte da Endesa, não podem suspender o processo e a Endesa recusa-se a enviar o pedido de cancelamento ou suspensão para a E-Redes, porque considera que não se tratou de um erro da Endesa. Solicito a resolução deste problema com a maior brevidade por parte da Endesa , para que o meu contrato com a EDP continue ativo mantendo-se as mesmas condições . Cumprimentos. Maria Helena Santos

Mensagens (1)

Endesa Energia, S.A.

Para: M. S.

12/11/2024

A/C: Serviço de informações Processo Endesa: CA-21593105 Refª DECO: 11312921 Assunto: Exposição apresentada pelo(a) Exmo(a). Senhor(a) Maria Helena Frade Santos Exmos. Senhores, Acusamos a receção da reclamação apresentada pelo(a) Exmo(a). Senhor(a) Maria Helena Frade Santos a qual mereceu a nossa melhor atenção e originou a abertura do processo interno nº CA-21593105. No seguimento da exposição efetuada informámos o(a) Exmo(a). Senhor(a) Maria Helena Frade Santos que, lamentamos os transtornos causados pela situação que nos expôs e informamos que o contrato de fornecimento de energia elétrica para o Código do Ponto de Entrega (CPE) PT0002000045383826GE se encontra reposta na anterior comercializadora. A Endesa assegura que esta situação se encontra definitivamente resolvida, lamenta a insatisfação que nos reporta e muito agradece o seu contacto que permitirá implementar as melhorias necessárias aos nossos processos internos de forma a garantir a máxima satisfação dos nossos clientes. Mais informamos que, tudo o acima exposto foi comunicado por escrito ao(à) Exmo(a). Senhor(a) Maria Helena Frade Santos, a 11 de novembro de 2024. A Endesa permanece à disposição para qualquer questão adicional. Os melhores cumprimentos, Endesa Energia Sucursal Portugal www.endesa.pt Contacto: 800 101 033 Dias úteis das 09h às 22h


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