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TML Não consegue fazer simples reembolso remotamente

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Bilhetes e passes

Reclamação

G. R.

Para: TML - Transportes Metropolitanos de Lisboa

10/07/2025

No dia 01/07/2025, meu pai, que tem mais de 65 anos, já não está com a saúde a 100%, foi carregar seu Cartão navegante (número 002 XXXXXXX63) e o fez em um multibanco (fatura inserida em anexo como Imagem Whatsapp 2025-07-02). Porém, o meu pai, Senhor Roberto Mariano, que ultiliza conta conjunta à minha (Gil Mariano C. Reis), seu filho e conta da qual sou titular, foi debitado em 30,00, sendo que ele possui direito à gratuídade, validada há cerca de 1 mês, neste mesmo ano de 2025. Ao perceber o débito, no dia 01 após às 18h30, começamos a buscar o reembolso, garantido por lei, ao observar que o meu pai tem direito à gratuídade por ser maior de 65 anos. Consegui contacto com a Carris apenas no dia 02, pela manhã e a atendente Ana (não me recordo apelido), orientou que eu deveria solicitar reembolso e entrar em contato com os Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), pois seriam os responsáveis por resolver todo tipo de reembolso relacionado às operações realizadas em Multibanco. AO entrar em contato com a TLM - Barreiro, fui atendido primeiramente por Filomena (não me recordo apelido), que garantiu que eu teria de me deslocar até Loures ou Odivelas para realizar procedimento de reembolso, o que seria inadimissível e inacreditável com tantas ferramentas financeiras disponíveis remotamente. Pedi para falar com sua supervisora, Jacqueline Nunes, que salientou a informação da colega, o que me deixou simplesmente pasmo: meu pai tem 66 anos, vivemos na Penha de França, tenho de trabalhar para nos sustentar com uma renda de mais de 1K euros e não consigo um reembolso, do qual meu pai tem direito, de uma instituição pública de maneira remota? Fiquei surpreendido e disse que iria relatar o fato ocorrido e pedi permissão à colega Jaqueline Nunes para expor os nomes neste documento. Após isso, pesquisei na Internet como poderia resolver o problema e fui orientado por conhecidos à ligar para sede da TML de Santa Apolônia, pois todos me garantiam que seria sim possível pedir o reembolso de maneira remota. Em contato com a TML de Santa Apolônia, me foi orientado à enviar email para este endereço à explicar a situação detalhadamente, o contexto e solicitar reembolso, com previsão de resolução em menos de 48h. Enviei email na semana passada e obtive resposta da TML, especificamente de Emília Da Costa, que não identificou seu cargo, a dizer que a primeira informação era a correta: devo me dirigir até Loures ou Odivelas para um simples reembolso de 30 euros. É possível isso? Uma instituição pública de tamanha proporção não disponibilizar de recursos técnicos mínimos para um reembolso? É uma vergonha.


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