Fui surpreendido com o cancelamento da reserva (ref M52ATG) na TAP, apos no-show no voo outbound Heathrow-Lisboa. A reserva incluia um voo de Heathrow-Lisboa no dia 13-Dezembro 2023 e o regresso (Lisboa-Heathrow) para dia 9-Janeiro 2024. Total pago foi £85.14 (circa 99.20 EUR)Entretanto consegui organizar-me para voar mais cedo para Lisboa e acabei por comprar um voo para Lisboa para o dia 29-Novembro. Por essa razao, nao compareci para o voo de dia 13-Dezembro, mas estava a contar utilizar o voo de regresso. Para minha surpresa, apesar de ter ambos os voos pagos na totalidade, a TAP decidiu unilateralmente e sem qualquer tipo de aviso, cancelar o voo de regresso por nao ter comparecido no primeiro voo. So me apercebi que algo nao estava bem porque nao recebi o mail de aviso para realizar o check-in nas 24h que precedem o voo. Foi quando liguei para a linha de apoio da TAP e me comunicaram o cancelamento, apontando para os seus termos de utilizacao como razao para o mesmo.Este tipo de termos de utilizacao ja foi considerada abusiva por tribunais supremos em Espanha, Italia e Alemanha, obrigando as companhias que operam nesses paises a honrar as reservas na sua totalidade, independentemente de no-show num dos voos incluido nessa mesma reserva.E' uma pena que em Portugal ainda nao tenha existido uma accao movida para este mesmo proposito, e surpreende-me ainda mais que a nivel da UE tambem nao existe legislacao que impeca estes mesmos termos abusivos.Mais info: https://nomascoach.boardingarea.com/travel/supreme-court-rules-against-iberia-no-show-policy-struck-down/Venho por este meio entao expor o sucedido, na esperanca que primeiros passos possam comecar a ser dados para que termos abusivos como o supra mencionado possam tambem ser abolidos em Portugal, quica um dia na UE.Obrigado