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Tarifa Social de Eletricidade

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

C. S.

Para: LUZBOA

26/01/2021

Contratei on line a eletricidade da Luzboa em finais de setembro e mencionei que reunia condições para Tarifa Social de Eletricidade. Enviei com o contrato de adesão comprovativo de recebimento de abono de família retirado da Seg. Soc. Direta para ficar de imediato a beneficiar da tarifa.Ela não foi atribuída e a Luzboa empurrava sempre a responsabilidade para a DGEG, que segundo eles atribuía automaticamente a tarifa. Contatei a DGEG e enviei a documentação que já enviada à Luzboa e fiquei aguardar atribuição. Entretanto como não atribuíam tarifa social continuei a contatar Luzboa e DGEG que empurravam responsabilidades um para o outro. Recebi em dezembro comunicação por carta da DGEG, isto após vários contatos, a informar que devia apresentar junto da Luzboa um Modelo MG 12 da Segurança Social. Contatei a Segurança Social que me disse que esse modelo não existe. Após essa carta fui informada que o primeiro comprovativo enviado aquando da adesão não podia ser considerado válido porque nele não constava a minha identificação completa. Ou seja de setembro até dezembro nem Luzboa nem DGEG não me prestaram informação. Recorri novamente à Segurança Social que me emitiu uma declaração para Luzboa que enviei em 20 de janeiro de 2021. No mesmo dia recebi email da Luzboa a informar que a declaração tinha um erro no campo do NIF, faltava um dígito. Consegui atendimento em 21-01-2021 na Seg. Social pois essa declaração não consigo on line contrariamente ao que o site da DGEG afirma e pedi correção, enviando a de novo para o comercializador. A tarifa foi segundo a Luzboa atribuída em 22 de janeiro de 2021. Depois da emissão de nova fatura sem a tarifa refletida.Segundo a Luzboa a atribuição é sem efeitos retroativos ou seja desde o meu pedido inicial em setembro até 22 de janeiro 2021 não há correção de valores. Sendo que durante esse período houve uma falta de informação por parte do comercializador e da DGEG que arrastaram a atribuição da tarifa.Durante o processo de contatos com a Luzboa informei a que me recusava a pagar faturas enquanto não fosse atribuída a tarifa social e essas faturas alvo de correção.Neste momento aguardo correção para proceder ao pagamento, a fatura que faz o acerto do inicio de contrato emitida em 23-12-2020 nº 1202077422 e a fatura 1202106139 de 22-01-2021 (sendo que esta última tem faturadas 3 taxas DGEG e 3 Contribuições Audiovisuais).A falta de informação em tempo oportuno (que eu espero que não tenha sido intencional) por parte da Luzboa e da DGEG prejudicaram a atribuição mais célere da tarifa, pois eu sou recebedora de abono de família desde 2013 e custa-me perceber como é que a DGEG não cruzou essa informação com a SS.


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