Apesar de ter efetuado a reserva na plataforma com os dados corretos de ambos os passageiros, a TAP procedeu a duas reservas com o mesmo nome. Em momento algum o site da TAP (flytap.com) alertou para esta discrepância. Além
disso, os documentos enviados por correio eletrónico continham o mesmo nome em ambas as reservas, parecendo ser o mesmo documento, mas duplicado.
Esta falha no sistema de reservas da TAP é inaceitável, especialmente no que diz respeito à importância dos dados corretos para o embarque e a segurança dos passageiros. O facto de não haver um mecanismo de verificação ou aviso durante o processo de reserva é uma falha grave de usabilidade e funcionalidade do site.
Além disso, ao contactar o serviço de apoio ao cliente para resolver a questão, a resposta foi demorada e pouco eficaz. O tempo gasto para tentar corrigir o erro causado pelo sistema da TAP resultou numa grande frustração e perda de tempo e a resolução apresentada foi a compra de um bilhete de 400 euros, 230% o custo do bilhete original.
Esta experiencia afasta os clientes e a mim, particularmente, desencorajou-me a utilização dos serviços da companhia no futuro. A TAP, como uma das principais companhias aéreas de Portugal, deve assegurar-se de que o seu sistema de reservas seja robusto e confiável. Erros como este não só comprometem a confiança do cliente, como também me fazem questionar a fiabilidade do sistema, uma vez que, independentemente da colocação de dados de duas pessoas na plataforma (com número de BI, nome completo, data de nascimento, etc.), são processados dois bilhetes com o mesmo nome.