Exmos. Senhores,
Venho por este meio expor a situação relacionada com a pré-encomenda de um iPhone 17:
No dia 15 de setembro, tentei efetuar o pagamento da pré-encomenda, mas o mesmo não foi processado. Pedi então a um amigo que realizasse a transação em meu nome. Este efetuou o pagamento, mas não recebeu qualquer confirmação da encomenda.
Ao verificar os meus movimentos bancários, constatei que o montante correspondente à encomenda também foi debitado da minha conta. Assim, tanto a mim como ao meu amigo foi debitado o valor de um iPhone 17, sem que tivéssemos recebido qualquer email ou comprovativo de confirmação.
De imediato, entrei em contacto com o serviço de apoio ao cliente da loja através do WhatsApp (+351 913527846), enviando os comprovativos de pagamento emitidos pelo banco Caixa, sem obter qualquer esclarecimento sobre a encomenda ou destino dos valores pagos.
Adicionalmente:
No dia 16 de setembro, tentei contactar telefonicamente através do número 220046130, aguardando 3h40 sem resposta;
No dia 17 de setembro, desloquei-me presencialmente à loja iStore no Centro Comercial Vasco da Gama, sem solução, sendo-me solicitado formalizar a situação por escrito;
No mesmo dia, abri reclamação no banco Caixa sobre a transação com cartão, sendo informado que o prazo de resposta poderá demorar até 6 meses;
No dia 18 de setembro, registrei uma reclamação no portal Portal da Queixa com o nº 140851825
;
No dia 25 de setembro, registrei também reclamação no Livro de Reclamações
com o nº ROR00000000045384252.
No dia 22 de setembro, enviei estas informações pelo WhatsApp à iStore e recebi a resposta:
"colegas do departamento financeiro confirmam junto da Hipay (entidade externa à iStore que gere pagamentos MultiBanco e Mbway) que a primeira tentativa de compra foi recusada, pelo que o valor não foi pago à iStore. Há confirmação de uma segunda encomenda, com uma diferença de minutos, e a mesma está confirmada e efectuada de forma manual, internamente, pelo que não é enviado número de encomenda. Tratando-se de reservas online, os envios deram início no dia 19/09. Todas as entregas serão por ordem de reserva e mediante disponibilidade de stock, mediante o stock a chegar ao nosso armazém."
Nos dias seguintes, solicitei repetidamente a confirmação da encomenda. No dia 25 de setembro, entrei novamente em contacto com o serviço de apoio da loja, tendo sido informado:
"Já criamos a sua encomenda manualmente, assim que pedimos a identificação do produto. Contudo, ainda não recebemos unidades suficientes para expedir todas as pré-vendas."
Mesmo assim, não recebi qualquer confirmação por escrito da loja, apenas esta mensagem via WhatsApp.
Além disso, contactei diretamente a Hipay, que respondeu:
"Já conseguimos identificar as transações, mas está a haver atrasos na comunicação dos pagamentos. A situação já foi reportada e assim que tivermos novidades, voltamos a entrar em contacto. Lamentamos a situação e solicitamos a sua paciência."
Solicitação:
1) Envio oficial de carta ou e-mail com número da encomenda, confirmação e data prevista de entrega;
2) Reembolso imediato do valor pago referente à operação cancelada.
Agradeço desde já a atenção e aguardo uma resolução célere.
Atenciosamente, Roman.