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Sofá não entra

Resolvida Pública

Problema identificado:

Problemas de entrega

Reclamação

B. A.

Para: FEIRA DOS SOFÁS

19/04/2025

Exmos. Senhores, No dia 28 de janeiro de 2025 comprámos um sofá na Feira dos Sofás de Cacém, durante a compra referimos a nossa preocupação com a entrega do mesmo, relativamente à entrada para a sala de estar. A resposta do vendedor foi de que o sofá vinha divido de forma a entrar na divisão e desvalorizou quaisquer preocupações (sem mencionar a forma como o sofá seria dividido nem qualquer informação adicional e em detalhe). Durante o período de espera da entrega do sofá, contactámos várias vezes a loja para updates da entrega e durante essas chamadas voltámos a referir a nossa preocupação com a entrada do sofá, mais uma vez esta foi desvalorizada por quem atendeu (sem nunca nenhum funcionário desta loja, incluindo gerência, se apresentar). No dia 11/04/25 vieram entregar o mesmo, contudo quando os transportadores chegaram cá acima, um dos módulos do sofá após bastante insistência dos Srs. não entrava. Foi-nos apresentada como solução por parte da transportadora a opção de levar o sofá de volta para o armazém e desmontá-lo ainda mais, de forma a subsequentemente entrar na divisão (uma opção que devia ter sido apresentada pelo vendedor em pelo menos uma das alturas em que mencionámos a preocupação pela entrada). Esta opção teria um custo de 120 € a serem suportados por nós (cliente). Ao sabermos desta situação entrámos logo em contacto com a feira dos sofás, que após alguma insistência da nossa parte, e algumas ausências por parte da gerente da loja, lá conseguimos que nos dessem uma resposta definitiva ao final da tarde em como iria ser entregue de novo o sofá, agora mais divido, na terça-feira dia 15/04/25. Dito isto perguntámos logo se haveria custos adicionais a esta reentrega, ao qual nos foi garantido, de que não. Aceitámos com base nestas condições a nova data de entrega. Nota: Esta nova data não foi escolhida por nós, sendo que teve que haver contacto entre a transportadora e a feira dos sofás. No tão esperado dia 15, lá chegou o sofá que desta vez entrou sem problemas na divisão. No fim da montagem os transportadores apresentaram-nos uma necessidade de receberem um pagamento nosso no tal valor de 120 €. Surpreendidos, entrámos logo em contacto com a feira dos sofás Cacém onde mais uma vez após alguma insistência para falar com a gerente, lá se dignou a atender o telefone. Durante a chamada esta foi sempre muito combativa, dizendo que no momento da compra nos vimos o sofá que estava em exposição e que com base nisso conseguíamos perceber se ele entrava ou não na nossa sala. Fez também referência em que de CERTEZA ABSOLUTA os seus empregados referiram as medidas e o número de divisões que iam ser feitas ao sofá para a sua entrega. Disse também que nunca ninguém disse nada sobre os 120 € serem cobertos pela feira dos sofás porque após a entrega do sofá não ser bem sucedida, passa a ser uma relação entre o cliente e a transportadora, e que eles se retiram de quaisquer conversação e obrigações sobre o sofá que nos foi vendido por eles. Contudo, e como referido anteriormente, eles é que marcaram a data de entrega do sofá com a transportadora, não fazendo sentido esta desmarcação com o cliente. Referimos ainda à gerente, que o sofá comprado trata-se de um modelo que sofreu alterações em fábrica sendo que nem corresponde ao modelo em loja, logo seria impossível vermos de caras como o sofá entraria na sala ou não sem nos ser dito as medidas exatas (que não foi feito apesar da demonstração de preocupação pelo mesmo), a isto ela respondeu que independentemente das alterações seria sempre entregue em 3 módulos. Informação esta errada, ele foi entregue em 2 e informação esta impossível de ser conhecimento do cliente sem ser referida pelo vendedor, pois os peritos em sofás deveriam ser eles e não nós. Após alguns minutos de conversa e de nenhuma demonstração de comportamento de boa-fé por parte da gerente da feira dos sofás de Cacém, demos a chamada por concluída e nós ficámos com o ónus de pagar os 120 € à transportadora. Sentimos então que durante este processo a disponibilidade e boa vontade dos funcionários e particularmente da gerente da feira dos sofás do Cacém foi quase nenhuma, após ter sido finalizada a venda do sofá que nos custou mais de 2000 €. Cumprimentos.

Mensagens (1)

FEIRA DOS SOFÁS

Para: B. A.

05/05/2025

Exmº Senhor, Os nossos melhores cumprimentos. Recebemos a reclamação de Vª Exª que nos mereceu a melhor atenção e que agradecemos. Em resposta à mesma vimos informar o seguinte: No dia28 de janeiro de 2025, V/Exa. adquiriu um sofá no N/ estabelecimento comercial sito no Cacém. No dia 11 de abril diligenciámos pela entrega do produto, através de Transportadora externa contratada por V/Exa., dentro das conformidades estipuladas Não obstante, chegados ao local, os trabalhadores da Transportadora externa responsável pela entrega do bem, verificaram que o produto não passava na porta da sala de V/ Exª. Tendo V/ Exª contactado a N/ Loja foi-lhe, de imediato, dito que a verificação de acessos e de medidas da habitação é de inteira responsabilidade do Cliente. De facto, seria manifestamente irrazoável impor-se a qualquer Vendedor o dever de adivinhar as condições do local a que o produto se destina. Além de se tratar de uma regra de senso comum, esta responsabilidade consta, também expressamente,nas Condições de Venda e Garantia (que estão apostas em todas as notas de encomenda), na Cláusula nº 3 que prevê “(…) É da conta e risco do Comprador todos os problemas inerentes à passagem ou manobra dos artigos nas portas, elevadores, escadas, corredores ou falta de espaço no local de entrega dos artigos. No caso de por algum destes motivos ser necessário uma segunda entrega, a mesma ficará a cargo do Comprador.” Ora, em face de todo o exposto, facilmente se compreende que produto apenas não foi colocado na habitação a que se destinava, por tal se manifestar impossível, por razões que nos são completamente alheias e que se encontram fora do N/ alcance de controlo. Deste modo a Transportadora acordou diretamente com V/ Exª o pagamento do valor de 120€ para a desmontagem parcial do sofá para permitir a sua entrada na habitação a que se destinava. Este valor foi aceite por V/ Exª. Tratou-se de um acordo exclusivo entre as partes, sem qualquer envolvimento da Loja do Cacém. No dia 15 de abril a Transportadora concluiu o seu serviço tendo colocado o sofá em casa de V/ Exª. Se não tivesse havido acordo entre V/ Exª e a Transportadora, quanto ao pagamento deste valor de 120€, a Transportadora não se teria deslocado no dia 15 à residência de V/ Exª. Face ao exposto se conclui que é da responsabilidade do Exmº Cliente o pagamento à Transportadora da referida quantia de 120€. Certos da V/ compreensão, subscrevemo-nos, manifestando, uma vez mais, estarmos à V/ inteira disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais. Reiterando os nossos melhores cumprimentos, MARIA MANUEL MENEZES Departamento Jurídico E-mail:maria.manuel@grupofeira.pt ‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌ Sem vírus.www.avast.com -- MARIA MANUEL MENEZES Departamento Jurídico E-mail: maria.manuel@grupofeira.pt


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