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Sobrecarga na rede - avarias elétrica

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

J. G.

Para: E-Redes

30/11/2023

Morada : Lugar Moinho Porto - das -Las, Estrada Municipal 537 CCI 190, 7050-203 Montemor-o-NovoCPE: PT 0002 000 003 714 542 YENo dia 28.09.2023, encontrava-me em casa, quando as luzes da sala começaram a acender e apagar intermitentemente, seguindo-se um estrondo e consequente disparar do quadro. Apercebi-me posteriormente de um cheiro a queimado que vinha da máquina de secar que também depois viria a perceber que tinha avariado, juntamente com outros eletrodomésticos, carregadores, telefones, placa de automatismo de portão elétrico etc... No dia 29-09-2023 contactei um electricista profissional que me informou de que o problema estaria relacionado com um problema na rede, eventualmente sobrecarga da mesma. Entrei posteriormente em contacto com o apoio da E-Redes. Foi-me informado de que poderia fazer uma reclamação on-Line e que teria uma resposta dentro de um prazo de 15 dia úteis, acto que efetuei. No entanto, para além dos prejuízos, não estava confortável com o facto de a situação (avaria) se poder perpetuar nesse prazo de 15 dias, e poder vir a ter mais problemas e prejuízos. Foi-me informado nessa mesma chamada que o que poderia fazer era solicitar intervenção de um técnico no local de forma mais imediata mas que não dispensaria posterior avaliação para resposta à reclamação efetuada on-line, sugestão que aceitei pelos motivos já mencionados.No dia 9.10.2023 decorreu a primeira visita técnica ao local (solicitada por mim como exposto acima) através de um técnico enviado pela E-Redes, que após verificar Ponto de Entrega e ligar um aparelho ao quadro eléctrico geral de casa disse que confirmava que havia tensão a mais a entrar no quadro, tanto mais pelo facto de a minha casa se encontrar muito perto do local onde se inicia o circuito nesta zona. Coloquei o mesmo em contacto com o eletricista, que no dia 29.09 se tinha deslocado a minha casa, e ambos telefonicamente concordaram com esta análise à situação. O mesmoreferiu que iria produzir relatório mencionando esta situação.Posteriormente a esta primeira visita e ainda no mês de Outubro, realizou-se nova visita ao local, através de dois técnicos enviados pela E-Redes, que após verificarem o quadro geral, decidiram colocar um aparelho para efetuar medições (segundo os próprios) numa caixa junto a um posto, que se encontrar fora da minha residência e que julgo seja o local de inicio do circuito desta zona.No dia 6.11.2023, recebi por e-mail resposta à reclamação apresentada que mencionava o seguinte:Não podemos assumir a responsabilidade pelos danosNo dia 06-06-2023 não temos conhecimento de qualquer anomalia na nossa rede que tenha afetado o fornecimento de eletricidade à sua instalação. Não identificámos a origem das perturbações na rede de distribuição de energia elétricaDe acordo com a informação recolhida, analisámos as características da energia elétrica da sua instalação e os valores eficazes da tensão de alimentação, não tendo sido identificado o motivo para a reclamação relativa à qualidade da energia elétrica.Esta conclusão / resposta deixa-me um sentimento de injustiça, desde logo porque a mesma refere-se a uma hipotética avaria de dia 06.06.2023, sendo que a ocorrência participada foi de 29.10.2023, mas sobretudo pelo facto de mencionar as referidas medições que são de acordo com a comunicação favoráveis à E-Redes (Juiz em causa própria) mas sem revelar as mesmas ao cliente, facto que confirmei telefónicamente no dia 30.11.2023, sendo que para as obter terei de solicitar novas medições, pelas quais tenho que pagar 38,32 euros.Depois da ocorrência descrita e durante este período, já se estragaram 2 leis na minha residência, sendo que actualmente há outro que está a piscar ininterruptamente mesmo com o interruptor desligado. Solicitado outro eletricista ao local, foi-me informado que nada poderia fazer, na medida em que na sua opinião estas anomalias só podem estar relacionadas com excesso de tensão na rede.Têm-me chegado relatos de outras avarias semelhantes na cidade de Montemor-o-Novo.Mais do que ser ressarcido pelos prejuízos, gostaria de ver resolvida a situação do ponto de vista técnico (baixar a tensão na rede) por parte da E-Redes, pois estou convencido de que sem intervenção o problema persistirá.João Pedro Gião


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