Venho por este meio expor e reclamar da seguinte situação: Em junho de 2021, aquando de mudança de casa, efectuei contrato com a EDP comercial na loja do Seixal, sendo que entre outras coisas me foi proposto pela comercial que tivesse um serviço adicional, o pack smart, a fim de obter uma tarifa de electricidade mais reduzida, sendo que acabei por aceitar esta proposta, tendo-me sido dito que de qualquer forma poderia sempre cancelar a qualquer momento. Ora logo no mês seguinte surgiu-me uma factura com um pack superior ao que me foi vendido e com seguro de saúde, tendo imediatamente contactado a EDP e ao fim de vários contactos e reclamações foram esses serviços não pretendidos e abusivamente incluídos na primeira factura eliminados tendo ficado com o referido pack smart no valor de 6,50 aproximadamente. Entretanto, tendo sido abordado por comerciais da golgenergy no inicio do mês de outubro, e perante a tarifa proposta optei por mudar de comercializador, tendo também em mente que terminado o contrato com a EDP iria também poupar não só na tarifa como no serviço adicional que deixaria de pagar. Ora fui hoje surpreendido com nova factura da EDP relativa ao serviço pack smart que actualmente se cifra em 7,90€. Entrei em contacto com a EDP expliquei a situação e fui informado que na verdade eu tinha efectuado dois contratos diferentes, isto é, um para fornecimento de energia e outro para o tal serviço. expliquei que isso não fazia sentido e que não foi isso que a comercial me vendeu em 2021, tendo inclusive referido que me foi dito que poderia sempre cancelar a qualquer momento. Ora o meu interlocutor confirmou que efectivamente poderia cancelar mas teria de pagar até junho de 2024, porque este serviço tinha-se renovado em junho de 2023. eu voltei a referir que esta situação nunca me tinha sido colocada nestes termos, mas em termos em que eu não teria custos adicionais no cancelamente do serviço, sendo que muito menos faz agora sentido quando deixei de ser cliente da própria EDP e que aliás, aquando da celebração do contrato em junho de 2021, me foi vendido que este serviço dependia do contrato de fornecimento de electricidade e que não era algo autonomo. Depois o meu interlocutor da EDP remeteu para a documentação que me foi entregue, na manobra costumeira que todas as empresas utilizam para se eximirem de responsabilidades perante o que foi vendido pelos seus comerciais. Questionei se o meu interlocutor costuma ler as 15 ou 20 páginas que lhe colocam à frente quando efectua contratos, ou se lê as letras pequeninas, ou se ao invés, acredita no que lhe está a ser dito, neste caso, in loco, pela pessoa que está à sua frente? a resposta foi compreendo! Ou seja, sucede assim que a EDP se escuda na formalidade quando os seus comerciais utilizam expedientes onde nunca advertem ou explicam as eventuais dificuldades, vendendo uma realidade quando sabem que ou estão a ocultar informação ou intencionalmente distorcem a verdade, como é o caso, primeiro estavam a vender-me dois contratos e não um, e depois e pior, dizem-me que posso cancelar quando quiser, como se não houvesse um custo, ocultando que para isso teria que pagar o serviço até à sua totalidade. Neste meu caso concreto que deve estar longe de ser o único, a EDP tem práticas de venda enganosas, que ludibriam e escolhem a informação que fornecem aos clientes para os cativar, ocultando intencionalmente ou remetendo para a papelada que nos entregam sabendo que 99,9% dos clientes não vão ler os termos contratuais naquele momento, ou até nunca, porque tendem a acreditar que do outro lado não o estão de alguma forma enganar, enganar na medida em que não alertam para os eventuais custos futuros, como no caso presente. Assim, enquanto associado e cidadão ludibriado, solicito a ajuda de V.Exas para a esta situação. Os meus cumprimentos e ao dispôr para o que for necessário. Pedro Fernandes Branco