back

Seguro subscrito sem autorização

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

M. M.

Para: Radio Popular Eletrodomésticos, SA

20/01/2022

No dia 24/12/2021, desloquei-me à Radio Popular do Centro Comercial do Campo Pequeno de forma a adquirir um mini forno com o vale da troca direta referente a um seguro de um forno anterior que tinha sido acionado devido a acidente. A própria troca direta foi alvo da reclamação ROR00000000044441027 devido ao tempo excessivo (mais de 3 semanas) para envio do vale que permite fazer a troca, e esta reclamação foi submetida à entidade responsável pelo seguro.Esta situação e reclamação foi também claramente comunicada à Radio Popular, visto o seguro ter sido vendido por eles, na altura da compra do forno de substituição pelo que o vendedor estava bastante ciente da situação.Visto nessa compra ter adquirido um outro produto e o forno de substituição ser mais caro que o valor do vale pois já não havia o mesmo forno, não me apercebi ainda em loja do valor excessivo que paguei. Apenas em casa, quando verifiquei a fatura é que me apercebi que tinha pago 21,99€ a mais. Verificando a descrição da compra na fatura, estava adicionado o débito MG Troca Direta No 3A Ate 125E com o valor de 21,99€. Não percebendo a que se devia este valor nem do que se tratava, entrei em contacto com o apoio ao cliente da Radio Popular, sendo que me esclareceram que este débito se tratava da subscrição de um seguro para o forno.A presente reclamação baseia-se no facto que não subscrevi qualquer seguro na compra, não me perguntaram nada sobre querer seguro (e tendo em conta a reclamação relativa ao seguro anterior que comuniquei ao vendedor é inconcebível pensar sequer em subscrever o mesmo seguro alvo da reclamação) e não assinei documento absolutamente nenhum! Nada! Como é possível debitarem-me um seguro,subscreverem-me um seguro sem me perguntarem e sem terem uma assinatura minha?A funcionária do apoio ao cliente explicou que teria mesmo de ir à loja pedir a devolução e esclarecer a situação pois ela não poderia fazer nada, teria que ser mesmo em loja. Obviamente, tive que me deslocar novamente à loja onde expliquei a situação e me devolveram o valor mas não apresentaram qualquer justificação para a subscrição ilegal deste seguro.Perante esta situação, e já com a anulação do seguro, apresentei reclamação no livro de reclamações online pois é impensável subscreverem-me um seguro sem a minha autorização e sem eu ter assinado nada. A resposta a esta reclamação foi segundo a loja foi apresentado se pretendia associar o serviço de garantia ao equipamento, sendo o mesmo aceite. Entendemos que poderá ter ocorrido alguma confusão ou erro de interpretação na informação, pelo que apresentamos o nosso sincero pedido de desculpas e referiram a anulação da apólice erradamente subscrita PSU 7416713. Mais uma vez não apresentaram uma justificação válida - o funcionário estava a par da situação anterior, não questionou nada sobre adquirir um seguro e não assinei seguro nenhum, nenhum papel ou nada digital, pelo que é impossível eu ter aceite a subscrição deste seguro. Face a esta situação, enviei um email de resposta, explicando exatamente estes factos e questionando onde estava a minha assinatura de aceitação da subscrição deste seguro (em lado algum me subscrevem um seguro, seja do que for, sem o meu consentimento escrito). A este email nunca obtive resposta até aqui, razão pela qual apresento a minha reclamação com a DECO, visando obter um verdadeiro esclarecimento do que aconteceu pois uma entidade não pode nem deve subscrever algo sem o consentimento do cliente e referir depois que o cliente aceitou. Deixo em anexo o documento da reclamação, fatura e emails de resposta. Obrigada


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.