Na sequência de um processo que julgo injusto e muito pouco dignificante para uma marca que se apresenta com um pressuposto de fiabilidade no mercado, venho por este meio expor a seguinte situação.Em Junho de 2020 o meu carro sofreu uma avaria no sistema de ABS em plena auto estrada, que não foi sinalizada no painel de bordo e colocou em severo risco a minha segurança e a da minha família.Exponho, em traços gerais, o conteúdo da reclamação apresentada à SEAT Portugal :1.Após a avaria foi efetuado o diagnóstico no Concessionário MCoutinho - Ao travar bloqueia a roda frontal esquerda.Segundo o concessionário e tendo em conta os poucos quilómetros, o facto do veículo ser recente e ter tido sempre a assistência num concessionário oficial, foi pedida uma comparticipação à SEAT Portugal.O resultado desse pedido foi nulo, tendo sido negado qualquer tipo de ajuda.2. Em outubro do corrente ano surge uma avaria na bomba de água que implica a sua substituição e consequente mudança antecipada da correia de distribuição.3. No mesmo período surge uma avaria no sistema de embraiagem e no sistema de abertura da mala.O veículo tem 114000 km, cinco anos, foi sempre foi assistido na marca e tratado com os devidos cuidados, tendo a garantia terminado em Maio de 2020.A sua compra foi baseada na premissa de que seria um produto com qualidade de construção e uma longevidade em muito superior à que se comprova pelas constantes avarias. Questiono-me, se à semelhança de outros bens não duradouros, o prazo de validade terminou.Cito a primeira resposta da SEAT face à exposição efectuada :As nossas viaturas são produtos de qualidade que não obstante também estão sujeitos a desgastes normais de uso e tempo. São situações externas, única e exclusivamente resultantes do normal uso da viatura. Não estamos a falar de um defeito do produto, mas sim de uma questão originada por situações que não podem ser imputadas à Marca pois são única e exclusivamente resultantes da utilização normal da viatura.Cito a última resposta recebida:Reafirmamos que as nossas viaturas são produtos de qualidade que não obstante também estão sujeitos a desgastes normais de uso e tempo. São situações externas, única e exclusivamente resultantes do normal uso da viaturaDeduzo, da resposta reiterada da SEAT Portugal, que num carro da marca, com 5 anos e pouco, com 114 mil Km, resultam da “utilização normal da viatura” as seguintes consequências:- substituição do ABS- fuga na bomba de água e consequente mudança da correia de distribuição- avaria no sistema de embraiagem- avaria no sistema de abertura da mala- outras avarias que, certamente, se seguirão.E resumidamente que a validade de um carro da marca SEAT termina após 114 mil Km de uso normal da viatura e assistência na marca.Por uma questão cívica informei a SEAT Portugal que iria tornar pública esta situação e a minha reclamação.