Exmos. Senhores,
Sou tomadora da apólice de seguro automóvel contra todos os riscos n.º 0005732477, relativa à viatura Honda Jazz, matrícula 92-XO-79, contratada desde 2019 e sem qualquer participação de sinistro até ao presente.
No dia 04/09/2025, a minha viatura foi abalroada em andamento na A1, sem qualquer culpa da minha parte, resultando em danos significativos na parte traseira. Enviei de imediato a declaração amigável do acidente e existe igualmente registo da ocorrência por parte de funcionário da Brisa.
A peritagem foi realizada em 09/09/2025. No entanto, a 12/09/2025 recebi comunicação da Generali informando que ainda não é possível determinar de quem é a responsabilidade pelo pagamento dos danos.
Ora, tratando-se de um seguro de Danos Próprios (Todos os Riscos), não compreendo a razão pela qual:
• A oficina Honda Santogal continua sem autorização para iniciar a reparação;
• Não me foi atribuída qualquer viatura de substituição, direito expresso na minha apólice.
A situação em tudo se assemelha a ter apenas contratado o seguro de Responsabilidade Civil Obrigatória, o que considero inadmissível. Acresce que a demora na reparação e na atribuição de viatura de substituição me está a causar prejuízo direto, que estimo em 20€ por dia desde 09/09/2025 (data da peritagem) até que seja dada a ordem de reparação e seja disponibilizada a viatura de substituição a que tenho direito.
Assim, solicito com a máxima urgência:
1. A autorização imediata para a reparação da minha viatura;
2. A atribuição da viatura de substituição prevista na apólice;
3. O ressarcimento dos prejuízos já sofridos, no montante de 20€/dia desde 09/09/2025, até regularização da situação.
Aguardo resposta célere,
Com os melhores cumprimentos,
Silvia Viegas da Silva
Email: hvspar@gmail.com