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RENOVAÇÃO DE TÍTULO DE RESIDÊNCIA IGNORADA PELO SEF

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

T. S.

Para: SEF - SERVIÇO DE ESTRANGEIROS E FRONTEIRAS

03/10/2021

Gostaria de expor a situação, que ao eu ver, é inadimissível por parte dos Serviços de Estrangeiros e Fronteiras.Sou a representante legal do meu pai, Wanderley dos Santos Souza, portador do título de residência permanente nº 3C1333C07 válido até 21/09/2021 e desde Março de 2021 que tentei antecipar-me para evitar que o chegasse a setembro e o documento de identificação do meu pai caducasse por falta de agendamento prévio e por falta de coordenação do SEF foi exatamente o que aconteceu.O primeiro contacto telefónico foi realizado em Março deste ano, no qual foi-me recomendado voltar a ligar mais próximo da data de vencimento do documento porque não estavam a aceitar marcações.Dia 3 de Agosto voltei a ligar para que realizar a marcação, e para a minha total surpresa a pessoa que me atendeu informou-me que não existe marcações para renovação de documentação. E que os títulos de residência estariam validos até dia 31 de Dezembro de 2021.Expliquei que o meu pai faz viagens para fora de Portugal a trabalho e que a empresa exige que ele tenha toda a sua documentação atualizada e que esteja legal.Portanto já que não podiam faz a marcação que pelo menos emitissem um documento no qual o SEF confirmasse que o documento estaria valido até o fim do ano assumindo a responsabilidade de não renovarem a documentação, a resposta foi curta não faremos isto.Nesse mesmo dia fui até a Delegação do SEF em Leiria, fiquei a porta a espera que alguém fosse atendido para que pudesse fazer uma questão a algum funcionário.Expliquei toda a situação a um funcionário e ele pediu para que enviasse mail para o SEF expondo toda situação e que fizesse pressão para ver isto resolvido. E foi exatamente o que fiz.Nos mails são completamente apáticos e não fazem questão nenhuma de ajuda cidadão. Disse expressamente que para além de poder vir a ficar desempregado devido a esta situação.E acrecentei que também o meu processo de nacionalidade poderia vir a ser cancelado após verificarem que não estava a cumprir um dos requisitos exigidos que é estar legal em território portugês para adquirir a nacionalidade portuguesa.A resposta dada por mail foi rápida , disseram me para ligar para os números do SEF porque não faziam marcações através de mail. Números esses que muitas vezes estão desligados e que não consigo contactar.E ficamos nisto, no jogo do empurra, empurram as culpas e responsabilidades uns para os outros. E o meu pai que precisa apresentar documento nas fronteiras fica impedido de viajar e de desempenhar qualquer função fora de Portugal visto que a empresa não quer se responsabilizar por um empregado que para todos efeitos está legal em Portugal segundo informações do SEF mas que nem sequer emitem uma declaração para dar veracidade a informação.Sinto-me de mão e pés atados, não há como resolver a situação porque eles não fazem questão de resolver e o meu pai é que fica prejudicado no meio de tudo isto.A minha única esperança é a DECO ajudar-me a expor o que está a acontecer, pois tenho a certeza que há muitas mais pessoas a passar pelo mesmo e que não sabem a quem recorrer e acabam por ficar ilegais por irresponsabilidade do SEF.Irei anexar todos os mails que troquei com o SEF para que verifiquem tudo que aqui falei e que vejam que eles mesmo num dos mails dizem que a marcação é feita para casos que o cidadão precise ausentar se em viagem entre outros...

Mensagens (2)

SEF - SERVIÇO DE ESTRANGEIROS E FRONTEIRAS

Para: T. S.

16/11/2021

Ref.: ISC/GRICRP.CC/21Exmo(a) Senhor(a),Em resposta à comunicação enviada, cumpre-nos informar que:A insatisfação de qualquer utente originada por irregularidades ou insuficiente prestação de serviço por qualquer dos trabalhadores do SEF, constitui enorme preocupação do Serviço que, em todos os casos empreende procedimentos de averiguação tendentes à determinação das respetivas causas e à tomada de medidas adequadas.Relativamente à situação apresentada, o SEF depara-se com alguns constrangimentos originados pelo elevado e crescente número de solicitações dos cidadãos imigrantes e as limitações impostas governamentalmente, em consequência da epidemia que assola o país e o mundo, o que muito tem condicionado o atendimento e a disponibilidade de vagas para o mesmo.Conscientes do impacto desta limitação na vida dos utentes, o SEF procura encontrar soluções para minimizar o problema.Deste modo, lamentando o transtorno causado, agradecemos a compreensão de V. Exa.Com os melhores cumprimentos,Serviço de Estrangeiros e FronteirasTelefone: Rede fixa +351 217 115 000 Rede Móvel + 351 965 903 700[cid:image001.jpg@01D7D188.2D72E1A0]

SEF - SERVIÇO DE ESTRANGEIROS E FRONTEIRAS

Para: T. S.

17/11/2021

Ref.: ISC/GRICRP.CC/21Exmo(a) Senhor(a),Em resposta à comunicação enviada, cumpre-nos informar que:A insatisfação de qualquer utente originada por irregularidades ou insuficiente prestação de serviço por qualquer dos trabalhadores do SEF, constitui enorme preocupação do Serviço que, em todos os casos empreende procedimentos de averiguação tendentes à determinação das respetivas causas e à tomada de medidas adequadas.Relativamente à situação apresentada, o SEF depara-se com alguns constrangimentos originados pelo elevado e crescente número de solicitações dos cidadãos imigrantes e as limitações impostas governamentalmente, em consequência da epidemia que assola o país e o mundo, o que muito tem condicionado o atendimento e a disponibilidade de vagas para o mesmo.Conscientes do impacto desta limitação na vida dos utentes, o SEF procura encontrar soluções para minimizar o problema.Deste modo, lamentando o transtorno causado, agradecemos a compreensão de V. Exa.Com os melhores cumprimentos,Serviço de Estrangeiros e FronteirasTelefone: Rede fixa +351 217 115 000 Rede Móvel + 351 965 903 700[cid:image001.jpg@01D7D188.2D72E1A0]


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