back

Remodelação do wc

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

A. L.

Para: LEROY MERLIN

15/06/2025

“ Boa noite, De acordo com o combinado presencialmente na sexta-feira, venho desta forma expor o meu profundo descontentamento pela forma como decorreram as obras num dos meus wc. No final do mês de Janeiro dirigi-me ao Leroy Merlin de Almada para comprar material e pedir a remodelação do meu wc (substituição de banheira por base de duche e substituição do armário de lavatório). A entrega do material ficou marcada para dia 24 de Fevereiro e as obras para começarem no dia 25. No dia 24 chegou o material e ao fim do dia recebo um telefonema da pessoa que vinha fazer a obra (Sr. Paulo) a perguntar se em vez das obras começarem no dia 25 poderiam começar apenas no dia 26 ou 27. Como estava à espera já há um mês, isso desagradou-me e disse que como estava agendado há um mês o começo da obra e que como estava de folga no dia 25 e poderia acompanhar os trabalhos, gostaria que começasse de facto no dia 25 como estava marcado. No dia 25 começam então as obras. Como quem apareceu não foi o Sr. Paulo ( a pessoa com quem tinha falado e explicado o que pretendia da obra), voltei a explicar às pessoas que vieram o que pretendia. Expliquei que não pretendia que retirassem os azulejos que estavam, mas que colocassem os que tinha comprado para a zona do duche por cima e deixei as pessoas a trabalhar. Mais tarde, quando me apercebi já tinham começado a partir os azulejos, ignorando as minhas indicações, e na consequência disso, acabam também por estragar as sancas do teto que eram de gesso. As pessoas disseram para não me preocupar que tudo seria devidamente reparado. Retirar o lavatório, a banheira e os azulejos (que não eram para retirar) ocupou dia 25 e dia 26. Dia 27, 28 e 29 vieram outras duas pessoas, colocar a base do duche, as proteções do duche, azulejos e lavatório e reparar as sancas. Só nessa altura percebi que a resolução que tinham arranjado para as sancas do teto era colocar material em esferovite, quando o que lá estava era gesso, e ainda assim só na zona que tinham danificado, ficando o resto do teto desigual. Perguntei às pessoas se poderiam substituir tudo, caso eu fosse comprar o resto das peças e assim foi. Comprei o resto das sancas e as pessoas substituíram todo o entorno do teto. Como a determinada altura estavam já com pressa de sair, acabaram por terminar o teto à pressa e o fim ficou já muito mal feito. Pediram para só usar o wc no dia seguinte mas nós só o utilizamos na terça-feira à noite. Nessa altura o wc ficou alagado e por mais toalhas que puséssemos a secar a água nada resultava. Contatei o senhor Paulo na quarta logo de manhã e foram lá ver o que se passava. Detetaram que era uma fuga por dentro dos azulejos que saía pela calha da porta. Nessa altura a aduela da porta e a porta estavam completamente molhadas e o chão do corredor estava empolado. Partiram mais azulejos, repararam a peça que supostamente tinham deixado partida dentro da parede (sendo que as pessoas se preocuparam sempre muito em dizer que a culpa não era deles) e voltaram a colocar os azulejos e saíram dizendo que o Sr. Paulo ia lá no dia seguinte reparar ainda uma coisa no chuveiro. Quando fui à casa de banho verificar deparei-me com os azulejos sem qualquer rejunte e sem estarem os acabamentos feitos. O Sr. Paulo não veio no dia seguinte como combinado mas só no dia a seguir. Reparou o chuveiro, fez os acabamentos e levou a porta e a aduela para reparar. Na semana seguinte voltou a ir lá colocar a porta e a aduela mas nada foi feito ao chão do corredor. Voltamos a usar o wc e voltou a sair água, chamei-os de novo. Desta vez a desculpa era que o ralo tinha ficado mal posto. Mas que agora já estava tudo perfeito porque tinham colocado bem o ralo e posto mais silicone. Mais uns dias sem usar o wc e quando voltamos a usar voltou a deitar água, mais uma vez os chamei e foi lá o Sr. Paulo que disse que dessa vez a culpa era do silicone. Tirou o silicone todo e voltou a por de novo e disse que passava cá dali a dois dias para testar e assim fez. Nessa altura eu referi que achava estranho ser do silicone pois a humidade tinha descolado o rodapé de uma parede contígua do duche. Segundo o sr Paulo o rodapé tinha descolado por outro motivo qualquer que não a humidade mas disse mais uma vez para não me preocupar que passava lá dentro de alguns dias para reparar. Ao fazer os testes ao silicone verificou que continuava a sair água e que tal como eu dizia era por debaixo da base de duche e não pelo silicone. Disse que voltava lá dali a dois dias para retirarem a base e voltarem a por. Quem lá voltou para refazer a base do duche foram as mesmas pessoas que lá tinham estado anteriormente e que até me disseram que não percebiam porque é que só eu me queixava e que não voltavam lá. Ao que eu respondi que podiam ficar descansados porque não voltariam mesmo, pois caso não ficasse resolvido desta vez eu iria diretamente falar com o Leroy Merlin. Essas duas pessoas durante essa manhã de trabalhos, inclusivamente ausentaram-se da obra sem me dizerem nada e deixaram a minha porta da rua aberta, demonstrando um total desleixo e desrespeito pelo cliente. Quando me apercebi fechei a porta e mais tarde eles voltam pois tinham ido à loja buscar material. Ouvi-os várias vezes ao telefone, penso que com o sr Paulo, a dizerem que não poderiam ficar ali à tarde e que tinham de se despachar. À hora de almoço foram embora e disseram que no dia seguinte iam lá outras pessoas por o resguardo do duche. No dia seguinte foram lá as duas primeiras pessoas que lá tinham estado e colocaram o resguardo e o silicone de novo. Mais uns dias sem usar o wc e agora quando voltamos a usar, no terceiro dia voltamos a detetar água a sair. Com tudo isto, demonstro o meu profundo desagrado pela forma como correram as obras e principalmente porque após pagar cerca de 1500€ por um trabalho supostamente profissional, continuo sem poder utilizar o wc mês e meio após o início das obras de substituição de uma banheira e de um lavatório. Para além de ter pago esse dinheiro e de ainda não ter o wc pronto a utilizar, ainda fiquei com a aduela da porta estragada, o chão do corredor empolado e o rodapé descolado e a tinta descascada. Zonas que já tinham sido pintadas de novo e que agora tenho de reparar outra vez. Pelas fotografias podem ver que o rodapé até está molhado por dentro. É inacreditável e inadmissível este tipo de serviços prestados. Tinha outro wc para remodelar, mas com isto tudo já perdi a vontade. Aguardo a vossa ajuda e indicações na expectativa de resolução rápida e definitiva.” Esta foi a reclamação apresentada no dia 14.04.2025 na Loja Leroy Merlin de Almada. De seguida apresentarei outra reclamação com o ponto de situação desde esse dia até agora.


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.