Venho por este meio solicitar uma solução. Tenho duas reservas de voo, uma feita diretemente pela TAP para o Brasil, no dia 14/08/2023 (ROINKA) e outra pelo Booking, para o dia 05/09/2023 (40-360223161) para a companhia TAP. No entanto estou impedida de fazer essa viagem. Segundo os médicos que me acompanham tenho uma gestação de alto risco, com comprovativo de relatórios médicos. Em relação a reserva feita pela TAP (ROINKA), já ficou resolvido no dia 26/07/2023, por chamada telefonica, pelo protocolo 2023-0001778508, que não será cobrado penalidade para remarcação da reserva, devido à justificativa.Nomeadamente à reserva do Booking para companhia TAP, segundo o booking, por informações por chamada gravada no dia 26/07/2023 às 15h00, somente a TAP pode analisar a minha situação e não cobrar a penalidade, uma vez que a penalidade cobrada pelo booking é na verdade uma exigência da TAP. Entretanto no dia 27/07/2023, voltei a entrar em contato com a TAP por chamada, com protocolo: 20230001790189, às 15:10, e fui informada que deve ser o Booking a receber o relatório médico e intermediar a solicitação da isenção à TAP. Então entrei em contato com o booking enviando a seguinte mensagem: Venho por este meio solicitar a isenção da multa para mudança de data da minha reserva. Estou impedida de viajar de avião, pois tenho uma gestação é de alto risco, com relatório médico comprovativo. Segundo o atendente do Booking, via chamada telefônica realizada ontem (26/07) às 15h, eu teria que entrar em contato com a TAP, enviar o relatório médico e ser a TAP a autorizar a isenção. Entretanto, segundo o atendente da TAP na chamada realizada hoje, com protocolo: 20230001790189, às 15:10, informou que é de responsabilidade do Booking e ser o ele a receber o relatório médico e intermediar a solicitação da isenção à TAP. Necessito que me seja facultado um email, onde eu possa enviar o relatório médico e o Booking deve arcar com a responsabilidade de tratar o assunto e solicitar a isenção da multa para remarcar a reserva.Nota: A TAP isentou a penalidade do meu vôo de ida para o Brasil, mesmo sendo numa tarifa que eu teria de pagar. Analisaram o meu caso e isentaram. Nada mais justo do que isentarem a reserva de volta também, uma vez que é a mesma companhia, mesmo tendo sido comprada através do Booking. Portanto cabe o Booking intermediar a solicitação.”Porém o booking por três vezes respondeu a mesma resposta onde só modficam as assinaturas: Olá Prezada Tatiana, Obrigado pelo contacto.Informamos que após a verificação que como nós somos terceiros nós não são autorizados de pega documentos íntimos do passageiro por conta do acordo internacional da segurança dos dados dos passageiros, e sobre sua solicitação de remarcação sem pagar a penalização da companhia aérea devido ao certificado medico . Depois de verificarmos, descobrimos que não é permitido de acordo com as regras da companhia aérea e, se quiser remarcar, pagará as taxas da companhia aérea e a diferença de tarifa.Como sempre tentamos fazer o melhor possível para que nossos clientes fiquem satisfeitos e felizes com nossos serviços, faremos o melhor que pudermos para atingir esse objetivo.Com os melhores cumprimentosAo que me parece não entraram em contato com a TAP para tratar do assunto. No dia de hoje 04/08/2023, liguei à TAP novamente, com protocolo 2023-0001852886 e a informação foi a seguinte: O booking é o responsável de contactar a TAP para solicitar a isenção da multa para mim. Segundo a atendente, o booking não está seguindo o protocolo da companhia TAP, no qual não se aplica taxa de penalidade também em casos de gestação de risco.Espero que com essa reclamação o Booking cumpra com dever de intermediar essa solicitação para que fique resolvido.Nota: Busquei em toda a plataforma booking o livro de reclamações eletrônico e não encontrei. Constava no site que se o utilizador for residente do Espaço Económico Europeu (EEE) e não estiver satisfeito com a forma como estão a tratar a respetiva reclamação, pode apresentar uma queixa na plataforma RLL (Resolução de Litígios Online) da Comissão Europeia (ec.europa.eu/odr). Dependendo do objeto da reclamação:se é sobre um alojamento, um voo ou uma atração, pode utilizar essa plataforma RLL.Sendo assim também realizei essa reclamação.Com os melhores cumprimentosTatiane Moraes