Exmos. Senhores,
Em 29 de Setembro de 2024 comprei-vos, na Worten de Aveiro, um iPhone 13. A factura é a FT BNV601/088738.
A 5 de Outubro, portanto ainda dentro do prazo legal para o efeito, exerci o meu direito de devolver o equipamento, algo que me foi recusado. Apresentei a minha intenção de devolver este equipamento e comprar-vos o iPhone 15 Pro (400€) mais caro.
Foi-me dito que seria possível se estivesse como novo. Na Worten Resolve, o funcionário confirmou que era esse o estado, tendo confirmado com uma colega da loja. Na realidade, eu praticamente não usei o telemóvel nestes 7 dias. Disse-me que iria então fazer reset ao equipamento e fazer-lhe uma limpeza, para me dar um cartão/vale com o dinheiro do telemóvel. Depois de ambas as acções feitas, disse-me que afinal o equipamento tinha uns aros descolorados quase imperceptíveis à volta da camera e que a devolução não era possível.
Três questões:
1 - Não tenho garantia que estes aros descolorados não tenham sido provocados pelo funcionário na limpeza. É uma hipótese legítima, dada a sequência dos acontecimentos que descrevi.
2 - O reset que fizeram ao meu telemóvel, antes da devolução estar feita, trouxe-me um custo enorme em tempo, pelo menos 3 horas a fazer de novo todo o setup de apps, credenciais, etc. O meu preço por hora é elevado. É grave esta manipulação do meu equipamento e dos meus dados.
3 - Estou ainda no direito de alegar que este é um defeito do equipamento e por isso posso devolvê-lo. Mais: é fácil constatar na web que este é um defeito desta versão do iPhone, algo que confirmei no apoio do fabricante, Apple, que me disse que se tivesse sido comprado com eles aceitariam sem dúvida a devolução.
Exijo, portanto, a devolução do valor que paguei ou terei que tomar as medidas ao meu alcance para fazer valer os meus direitos.
Cumprimentos.