1 - No dia 15/9 p.p., realizei a compra e respetivo pagamento de 7 eletrodomésticos a esta empresa.
2 - Por lapso meu, paguei o valor que constava do primeiro email recebido com a confirmação da encomenda (1.915,91 €) e não o valor a pagar corrigido solicitado pela vendedora num email posterior (1.843,10 €). O valor pago em excesso foi 72,81 €, cuja devolução já foi solicitada por várias vezes à empresa (acompanhada de cópia do NIB/IBAN), a primeira das quais logo no dia da compra, ou seja, há mais de dois meses, e que teve como resposta “Faremos chegar o mesmo ao nosso departamento financeiro.”.
3 – Em 25/9 enviei email a solicitar previsão para a emissão da fatura e para a devolução do montante pago em excesso, sem resposta.
4 - Em 2/10 enviei novo email a solicitar novamente a emissão da fatura, a devolução do montante pago em excesso, e a previsão de entrega de um frigorífico ainda em falta, sem resposta.
5 - Em 3/10 enviei email a solicitar resposta urgente aos emails anteriores e que me contactassem via telefone ou que disponibilizassem um telefone para contacto, tendo a resposta sido no mesmo dia
“O tema está com o departamento de faturação e deverá, assim, aguardar uma resposta por parte dos mesmos.”
6 - Em 13/10 enviei novo email a relembrar que já tinha decorrido um mês desde a compra, e a solicitar mais uma vez resposta aos emails anteriores relativamente à emissão da fatura, à devolução do montante pago em excesso, a previsão para a entrega do frigorífico, para além do facto de um dos eletrodomésticos fornecidos e já instalado ter um defeito cosmético. Sem resposta.
7 – Em 16/10 recebi finalmente a fatura, mas de montante incorreto, superior em 20,79 € ao valor a pagar.
8 – Em 16/10 respondi a confirmar o recebimento da fatura, mas por um montante incorreto. Uma vez que seria necessário efetuar uma correção, solicitei a emissão de nota de crédito a anular essa fatura e a emissão de nova fatura pelo valor correto em nome de outra entidade. Sem resposta
9 - A entrega demorou mais de um mês a ficar completa, e foi realizada em 5 parcelas diferentes (o último item só foi entregue em 20/10), apesar de aparentemente estarem todos disponíveis para entrega à data da compra.
10 - Em 11/11 face à dificuldade de comunicação com a empresa e ausência de resposta para as questões levantadas, formalizei uma queixa no portaldaqueixa.com que mereceu a seguinte resposta no mesmo dia:
“A fatura foi já novamente emitida sendo que o reembolso foi também já processado no entanto convém também dizer que toda a confusão foi gerada pelo facto de ter pago o valor antes da atualização de preços combinada o que não serve obviamente de desculpa mas compreenda que gera uma enorme confusão num sistema que necessita ser altamente automatizado.”
11 - Em 14/11 respondi:
“(…) após vários dias de espera, verifico que:
1 - a devolução do pagamento em excesso ainda não deu entrada na conta bancária cujo NIB vos foi comunicado atempadamente.
2 - a fatura já emitida não nos foi enviada. Agradeço o respetivo envio urgente, e a emissão da nota de crédito que anula a fatura anterior.”
Em resumo:
Face às dificuldades de comunicação com a empresa, e depois de confirmar que contrariamente ao que a empresa afirmou em 11/11 (acima), o montante pago a mais ainda não foi transferido, e que, pelo que tudo indica, a nota de crédito e nova fatura também não foram emitidas, venho solicitar que a DECO interceda junto da vendedora(*) a fim de:
- Devolver o montante pago a mais para o NIB/IBAN que a empresa dispõe
- Emitir nota de crédito pelo valor da fatura anterior e emitir nova fatura pelo valor correto em nome da entidade que a empresa já conhece.
(*)
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