Venho por este meio expor mais um caso de conduta inapropriada de uma operadora aérea, no caso a Ryanair.A 24/12/2019 adquiri, a título de oferta de Natal para os meus pais, uma viagem através da Ryanair. Devido à pandemia COVID-19 e às medidas tomadas pelo governo, o referido voo foi cancelado a 19/03/2020. Na altura, pedi o reembolso, tendo recebido a seguinte resposta a 28/03/2020:Devido à grande quantidade de cancelamentos causados pelo COVID 19 estamos a enfrentar uma enorme quantidade de pedidos sem precedentes. Presentemente estamos a trabalhar nos pedidos acumulados e agradecemos a sua paciência.Por favor não volte a solicitar o reembolso.Agradecemos a sua paciência e compreensão.Nos emails que recebi, a Ryanair afirma que o reembolso seria processado no prazo de 7 dias úteis. No entanto, a Ryanair decidiu enviar a 20/04/2020, de forma não solicitada, um voucher com validade até 18/04/2021. Uma vez que o prazo do voucher era longo e não se sabia na altura qual seria a duração da situação pandémica, além de compreender que a companhia aérea devia estar a enfrentar uma situação difícil com - e passo a citar - 99% dos voos parados, decidi esperar para ver se era possível a utilização do voucher.A 18/02/2021, recebi um email a dizer que a validade do voucher tinha sido prolongada até 31/12/2021. Em Outubro deste ano, visto os meus pais não se sentirem ainda confortáveis para viajar de avião devido à pandemia, tentei utilizar o voucher para proveito pessoal, mas a Ryanair não o permitiu porque o nome dos passageiros não correspondia ao nome dos passageiros da reserva original. Face a esta situação, vi-me forçado a pedir novamente o reembolso, a 08/10/2021, tendo recebido a seguinte resposta:Caro cliente,Acusamos recibo do seu pedido de reembolso em vez do voucher de viagem associado à sua reserva não utilizada.Podemos confirmar que o reembolso foi processado através da forma original de pago da reserva. O seu banco poderá tardar entre 5 a 7 días uteis em processar o reembolso na sua conta.A 22/10/2021, respondi ao email da Ryanair em que acusam a recepção do pedido de reembolso, citado acima, para tentar saber se haveria algum problema com o reembolso, uma vez que ainda não o tinha recebido. Após novas tentativas de contacto, sem resposta, via formulário online, a 5 e 22 de Novembro de 2021 e através da conta de Twitter @askryanair, fui ao meu banco para confirmar que o valor do reembolso não tinha sido creditado na conta. No banco, foi-me pedido o identificador da transferência (ARN), que teria que ser fornecido pela Ryanair. A 24/11/2021, após ligar para a linha de apoio na Irlanda, consegui que me dessem o ARN, por via telefónica, que encaminhei para o banco no mesmo dia. A 13/12/2021, o banco informa-me que o ARN não devolveu qualquer resultado na pesquisa, tendo exigido um comprovativo do reembolso com todos os dados da transação. A 22/12/2021, data em que escrevo esta reclamação, liguei novamente para a linha de apoio da Ryanair na Irlanda, tendo-me sido transmitido que enviariam o referido comprovativo mediante preenchimento de formulário online para o efeito, os mesmos que já preenchi a 5 e 22 de Novembro e não tiveram resposta até à data.Em suma, após dois pedidos de reembolso, não tenho voucher nem reembolso da viagem comprada e não usufruída.