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Reembolso pendente e falta de resposta adequada

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Cancelamento

Reclamação

E. F.

Para: Transavia

08/07/2025

Eu, Eveline Barbosa Furtado, e meu esposo, Eddie Taveira Serra, vimos por este meio formalizar uma reclamação contra a Transavia Airlines, referente à prestação de serviço indevida ocorrida no voo de regresso TO7620 – Paris-Orly para Porto (OPO), em 01/06/2025. Apesar de termos recebido recentemente o valor de 500€ relativo à compensação pelo cancelamento do voo de ida, permanecem em aberto outras questões igualmente graves e inaceitáveis, que detalhamos abaixo: 1. Reembolso dos valores pagos por serviços adicionais (112€): Pagamos serviços extras de bagagem e seleção de assento, os quais não foram utilizados devido à alteração unilateral da reserva por parte da companhia. Até o momento, não houve reembolso nem qualquer comunicação sobre este tema. 2. Reembolso de despesas com transporte (59,81€): Devido à realocação de voo e alteração de aeroporto (de ORY para CDG), tivemos despesas adicionais com: - Corrida de Uber entre hotel e o Aeroporto Charles de Gaulle: 34,91€ - Corrida de Bolt relacionada ao voo de ida, necessária em virtude do atraso do voo e prejuízo ao check-in: 24,90€ 3. Realocação indevida no voo de volta e informação falsa: Fomos informados de que o voo TO7620 havia sido cancelado, tendo sido realocados, sem nosso consentimento, para um voo da Air France com partida 14 horas mais cedo. Contudo, verificámos que o voo TO7620 ocorreu normalmente, evidenciando que fomos removidos injustificadamente da lista de passageiros com base em uma informação falsa. Essa conduta nos causou prejuízos diretos, incluindo: - Perda de um dia completo de viagem já pago e programado; - Estresse e desgaste emocional; - Tentativas falhas de resolução junto ao atendimento telefônico e por e-mail; - Falta de transparência e ausência de suporte efetivo. 4. Danos morais: Diante da falha grave na prestação do serviço, da ausência de assistência adequada, e da ocultação de informações verdadeiras, estamos a preparar um pedido formal de indenização por danos morais no valor de 1.500€ por passageiro (total de 3.000€), com base no disposto nos: - Artigos 483.º e seguintes do Código Civil Português - Regulamento Europeu CE nº 261/2004 - Jurisprudência dos Tribunais Portugueses e da UE em casos análogos 5. Prazo para resposta formal: Concedemos um prazo improrrogável de 7 (sete) dias úteis a contar do recebimento deste e-mail para: - Reembolso integral dos valores pagos em extras (112€) - Reembolso das despesas com transporte (59,81€) - Compensação adicional referente à realocação indevida no voo de regresso - Posicionamento formal da companhia sobre os danos morais causados (3.000€) Na ausência de resolução até a data limite, daremos seguimento imediato às seguintes medidas: - Apresentação de queixa formal junto à ANAC Portugal e à DGAC França - Ação judicial junto ao Julgado de Paz ou Tribunal Judicial (pequenas causas), com pedido de indenização por danos morais e materiais Sem outro assunto de momento, aguardamos resposta formal e imediata. Atenciosamente, Eveline Barbosa Furtado Eddie Taveira Serra

Assistência solicitada 28 julho 2025

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