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Recusa no pagamento de danos provocados no veiculos

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

C. M.

Para: Brisa-Auto Estradas de Portugal SA

17/04/2023

Boa tarde, No passado, 4 de Abril de 2023, pelas 14h00 enquanto circulava na autoestrada n.º 4 sentido Porto - Amarante, na saída para Paredes, antes do pórtico de portagens senti o meu pneu a furar, tendo conseguido atravessar o pórtico das portagens e encostar à direita nos recortes de estacionamento que ali se encontram. Ao ver o que se tinha passado, verifiquei que o pneu traseiro do lado direito, tinha um parafuso, o que provocou a lesão no pneu, conforme imagens que se anexam. Entrei em contacto com a assistência técnica da brisa, pelas 14h12,e tendo em conta que me encontrava em condições de segurança, não existiu necessidade de acionar os meios de sinalização para o local. O operador explicou que teria que vos endereçar um email, com fotografias, sem necessidade de acionar as autoridades policiais. Assim, acionei a assistência em viagem, para que o mais depressa possível fosse acionado o reboque, tendo em conta que me encontro grávida ( gravidez de risco, com 31 semanas), e encontrando-me sozinha no carro, não poderia ali aguardar muito tempo. Assim, aconteceu, e em 5 minutos o meu carro foi removido para a oficina, quando na oficina se apercebem que não será um simples furo de pneu, mas que o parafuso, com cerca de 15 cm de comprimento, tinha causado danos irreparáveis na jante do pneu, sendo imputados custos elevados. Assim, e face ao exposto, a viatura ficou na oficina JAP BLUE Penafiel, tendo em conta que necessitam de encomendar a jante, que demorará alguns dias. Face ao exposto, e com este acidente, fico sem qualquer viatura de substituição, até que a mesma esteja reparada. De seguida, desloquei-me ao Destacamento de Trânsito da GNR em Penafiel, para participar o respetivo acidente, tendo o mesmo sido registado, e podendo ser levantado por V. Exas. Tendo em conta que a Brisa é responsável pela manutenção e limpeza das vias, para que a circulação dos automóveis seja feita em segurança, venho pelo presente expor a seguinte situação, solicitando o reembolso pelos danos causados. O qual é o meu espanto, quando a própria Brisa, me responde com um oficio padrão em que dizem que não têm qualquer responsabilidade, mostrando que nem sequer analisaram o meu processo.Assim, solicito que o meu caso seja reencaminhado para o departamento adequado, e que efetivamente seja dada uma resposta em que é analisado efetivamente o meu causo, e não uma resposta padrão.Assim, mais uma vez, reitero que, quando referem: “Informamos também que não encontramos nos nossos registos qualquer referência à ocorrência que relata.”, não corresponde à verdade. Liguei duas vezes para o vosso apoio ao cliente, dia 4 de Abril às 14H12 e às 14h50, assim poderão confirmar esse registo. Por outro lado, podem consultar a participação de acidente da GNR, a qual se encontra disponível para levantamento na Secção de Acidentes do Destacamento de Trânsito da GNR.Alerto que, de acordo com o artigo 12.º da Lei n.º 24/2007, em caso de acidente rodoviário, com consequências danosas para pessoas ou bens, “o ónus da prova do cumprimento das obrigações de segurança cabe à concessionária, desde que a causa se deva a objetos arremessados para a via ou existentes nas faixas de rodagem”, o que se verifica neste caso.Portanto, sim, quando referem que “em nada contribuímos para o acidente em causa,”, nada o fizeram para o impedir, sendo uma obrigação legislativa.Infra, seguem as comunicações anteriores, para que sejam analisadas pelo departamento correto, e que me solucionem o problema o mais célere possível.Atentamente


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