No dia 14.07.2019 às 20:17, Comprei On-Line um bilhete com destino a Espinho, para o comboio IC, que haveria de apanhar no Pragal às 21:34, e que faria uma ligação com o IC das 22:09 no Oriente.À hora que comprei o bilhete, não havia lugares disponíveis em 2ª Classe, fui obrigado a comprar 1 bilhete de 1ª Classe e mesmo desses já não haviam muitos.Cheguei ao Pragal às 21:28 e fui para a plataforma esperar pelo comboio.Por volta das 21:32, é anunciado pelo altifalante, que o comboio circulava com 30min. de atraso e que deveria chegar às 22:00.Nessa altura não me preocupei, porque como a ligação no Oriente está prevista, este iria esperar pelo comboio atrasado.Passado algum tempo, ouve-se o aviso que o atraso passou para 40min.Já depois das 22:00, há um novo aviso pelo altifalante, que o atraso do comboio passou para 3h e 30min, com hora prevista de chegada à 01:08.Nessa altura pensei que só poderia ser um engano, como é que o atraso de um comboio poderia passar de 40min. para 3h e 30min?Contactei a linha Chat da CP.Não foram muito elucidativos na resposta, apenas me disseram que tinha havido um incidente com o comboio. Então eu perguntei se estava assegurada a ligação no Oriente. Responderam-me que teria que perguntar no comboio.Não satizfeito com a resposta, fui ver os horários dos IC que arrancam do Oriente. Depois do das 22:09, que certamente já teria arrancado. O seguinte era às 6:39, que chegava a Espinho às 9:29. Não podia arriscar ter que esperar por esse comboio. Tinha que chegar mais cedo ao destino, para não perder o dia de trabalho.Procurei alternativa na rede de expressos. Já só tinham 1 autocarro para o Porto que saía às 23:00 de Sete Rios.Enquanto esperava pela Fertagus para ir para Sete Rios, pesquisei na internet qual seria o incidente. Aí encontrei uma notícia de um comboio intercidades em direção ao Algarve que deveria chegar às 17:45, mas que teria colidido com um rebanho de ovelhas, levando a um atraso superior a 4h.Ou seja, muito antes de eu comprar o bilhete, já a CP sabia que ia ter problemas. Pude comprar o bilhete normalmente, não tive nada que me alertasse para os constrangimentos.Durante a viagem, no autocarro, fiz a reclamação à CP a pedir o reembolso do bilhete (horas antes do comboio passar no Pragal, onde o deveria apanhar).A resposta da CP ao pedido de reembolso deixou-me surpreendido.Apontaram um par de decretos lei, para dizer que não podiam efetuar o reembolso, porque não eram imputáveis de responsabilidade.Não posso aceitar essa resposta e continuei a insistir com 2 e-mails, e compreendo que possam não ter responsabilidade direta no acidente, mas tem responsabilidade na forma como depois o caso foi tratado.Sabendo de antemão que não vão poder cumprir com o serviço, não podem continuar a vender os bilhetes normalmente e depois dizer que não podem ser responsabilizados.