Exmos. Senhores,
Venho por este meio apresentar uma reclamação contra a empresa Amazon Espanha, na qualidade de consumidor residente em Portugal, relativamente a duas devoluções de produtos já recolhidos pelo transportador designado pela própria Amazon, mas cujos reembolsos ainda não foram processados.
Detalhes das devoluções:
1. Pulsera Slate Steel Link (Apple)
• Valor pago: 272,75 €
• Nº de recolha: 84191182897308
2. Pulsera de Titanio Grado 4 (Lululook)
• Valor pago: 208,78 €
• Nº de recolha: 84191182889747
As recolhas foram realizadas respetivamente nos dias 26 e 27 de junho de 2025, tendo sido emitidos os comprovativos de recolha pelos serviços de transporte (DPD), o que comprova que os produtos já não se encontram na minha posse.
Apesar de contactar a Amazon solicitando o reembolso antecipado, tendo em conta o elevado valor dos artigos e o facto de já estarem em trânsito e sob responsabilidade da transportadora, não recebi até à data qualquer resposta nem o valor em causa.
Fundamentação da reclamação:
• A Diretiva 2011/83/UE do Parlamento Europeu estabelece que o reembolso ao consumidor deve ser feito no prazo de 14 dias a contar da comunicação da devolução, e não necessariamente da receção do produto no armazém.
• A Amazon recusa-se a proceder ao reembolso antecipado mesmo tendo confirmação de recolha, deixando-me numa situação em que não tenho os produtos nem o dinheiro, o que considero injustificável e abusivo.
Solicito a vossa intervenção para que a empresa proceda de imediato ao reembolso dos valores pagos ou, em alternativa, que forneça justificação válida e legalmente sustentada para o atraso no processamento.
Junto em anexo os comprovativos de recolha e comprovativos de pagamento, caso necessário.
Com os melhores cumprimentos,
Carlos Diogo Branco Fernandes Ribeiro
E-mail associado à Amazon (diogoribeiro999@outlook.pt)