back

Recusa de pré-autorização de cirurgia

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

M. C.

Para: Advancecare - Gestão de Serviços Saúde, S.A.

29/10/2021

Boa tarde Exmos. Srs.,Sou cliente da AdvanceCare com seguro de saúde cuja Apólice é nº 60930423, com data de início em Agosto de 2020.Serve o presente, para expor a minha insatisfação e reclamação relativamente ao processo ADV/DAC/Recap19665238mjpt/21Situação ocorrida:1) Em Junho de 2021 comecei a sentir dores fortes na zona da anca.2) Em 08/07/2021, fui a uma primeira consulta de Ortopedia para expor o sucedido e avaliar os sintomas.Após examinação médica, o médico prescreveu uma serie de exames.3) Em 28/07/2021 o médico após analise dos resultados do exame, diagonostica conflito fémur acetebular. Prescreve fisioterapia e um tratamento mais conservador.4) Em 15/09/2021 o médico após analise da ressonância magnética, chega à conclusão que o ideal será operar. 6) O Hospital Privado braga Sul envia pedido de autorização para a AdvanceCare. Até à data foram enviados vários pedidos de pré-autorizações e todos eles foram recusados tendo por base a mesma permissa, consideram“Doenças ou lesões consequentes de acidente pré-existentes, conforme definido na alínea d), do n.º4, do artigo 1.º”. 7) Após tal recusa foi pedido ao médico que escrevesse novo relatório médico a explicar/clarificar melhor a minha situação, bem como a data de diagnostico do problema, o qual foi submetido novamente pelo Hospital Privado Braga Sul.8) Em 29/10/2021 volto a receber carta de recusa alegando os mesmos motivos anteriores.Perante tal situação aqui exposta, venho apresentar a minha reclamação e insatisfação relativamente aos pontos seguintes:a) O pressuposto feito pela Advance Care - Departamento de Direcção Clínica, de que se trata de uma condição clínica prévia é inaceitável nesta situação, em que não se compreende de onde surgiu tal pressuposto.b) Não foi indicado à Advance Care qualquer data de início dos sintomas ou qualquer sintoma anterior à data de Junho de 2021.c) Não existe qualquer antecedente ou condição clínica prévia indicada à AdvanceCare aquando a admissão da Apólice, e não existe qualquer sintoma ou antecedente relacionado com ortopedia ou dores na região da anca.d) É indicado à AdvanceCare através da carta redigida pelo médico, que o problema foi diagnosticado a 28/07/2021. Como é que na carta de recusa podem fundamentar com uma lesão pré-existente à data da celebração do seguro? Como é que conseguem provar tal fundamento?f) Perante a situação detalhada sobre quais os sintomas e quando começaram, o pedido de autorização ser recusado pela AdvanceCare não só é injusto como não é aceitável.h) A cirurgia foi cancelada devido a esta situação bastante lamentável.i) Continuo com dores fortes e a arrastar um problema clinico sem conseguir fazer muitos movimentos no dia-a-dia.Agradeço que esta situação seja revista com a maior brevidade possível.

Mensagens (1)

M. C.

Para: Advancecare - Gestão de Serviços Saúde, S.A.

04/11/2021

Uma vez que a resposta da Advancare foi enviada para o meu email pessoal, partilho-a aqui e partilho tamb&#233m a minha resposta.Resposta Advancecare:&quotObrigado pelo seu contacto.Com base na exposi&#231&#227o enviada o seu processo foi reapreciado pelos servi&#231os cl&#237nicos.Da reaprecia&#231&#227o efetuada, foi entendimento manter a posi&#231&#227o anteriormente comunicada pelos n/Servi&#231os.Assim, a cirurgia solicitada n&#227o &#233 pass&#237vel de comparticipa&#231&#227o ao abrigo da ap&#243lice, de acordo com o expresso pela Clausula Artigo 8&#186, ponto 1, al&#237nea a) das condi&#231&#245es gerais da ap&#243lice:&quotSalvo conven&#231&#227o expressa em contr&#225rio nas respetivas Condi&#231&#245es Particulares, n&#227o ficam garantidas ao abrigo do presente contrato as presta&#231&#245es resultantes de: a) Doen&#231as ou les&#245es consequentes de acidente pr&#233- existentes, conforme definido na al&#237nea d), do n.&#186 4, do artigo 1.&#186&quotNo entanto, os n/ Servi&#231os Cl&#237nicos est&#227o ao dispor para reanalisar o seu processo , mediante o envio de nova informa&#231&#227o clinica adicional.&quotA minha resposta ao email enviado pela Advancecare:Sobre o email recebido, justificativo da recusa de comparticipa&#231&#227o da cirurgia solicitada, envio os seguintes pontos esclarecedores.1) Conforme explicado anteriormente sou assegurado pela Advancecare desde 28 de Agosto de 2020 com a ap&#243lice 54246440 . A melhoria das condi&#231&#245es do seguro, originou a altera&#231&#227o do n&#250mero de ap&#243lice para 60930423 em 26 de Setembro de 2021, sempre salvaguardando a passagem de todas as garantias seguradas. Onde foi especificamente definido que a data considerada para efeitos de pr&#233-exist&#234ncia seria a data da primeira ap&#243lice (54246440) de 28 de Agosto de 2020. Como prova anexo as condi&#231&#245es particulares da ap&#243lice em vigor atualmente, onde &#233 expresso que a data a considerar para efeitos de pr&#233-exist&#234ncia &#233 28 de Agosto de 2020, data da realiza&#231&#227o da primeira ap&#243lice de seguro. 2) Tal como indica o relat&#243rio m&#233dico ,que anexo, o problema foi analisado e detetado a partir de 28 Julho de 2021 e a 15 Setembro de 2021 foi aconselhada a realiza&#231&#227o de cirurgia. Assim sendo, n&#227o existia qualquer exist&#234ncia e conhecimento de algum problema na data de realiza&#231&#227o dos seguros, conforme se pode tamb&#233m observar pelo hist&#243rico de consultas, das quais t&#234m acesso e conhecimento.3) Refiro tamb&#233m que &#224 data de 28 de Agosto de 2020 ,data da realiza&#231&#227o da primeira ap&#243lice de seguro, n&#227o havia conhecimento, nem ind&#237cio de qualquer problema, bem como a total aus&#234ncia de qualquer acidente e/ou qualquer consulta ligada a ortopedia. Assim, entende-se que n&#227o exista qualquer sustenta&#231&#227o e prova cient&#237fica e legal que justifiquem a aplica&#231&#227o da al&#237nea d), do n.&#186 4, do artigo 1.&#186.Mais uma vez, solicito que seja revista a posi&#231&#227o da Advancare relativa a esta quest&#227o. O processo j&#225 se est&#225 a prolongar em demasia e come&#231a-se a esgotar qualquer via de di&#225logo poss&#237vel.O meu estado de sa&#250de encontra-se a agravar, deteriorando-se a cada dia que passa, prejudicando o meu dia-a-dia, inclusivamente a minha posi&#231&#227o laboral.Ficarei a aguardar resposta aos argumentos apresentados.Obrigado


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.