back

Recusa de embarque LX 17 Julho 2023

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

C. D.

Para: TAP-Air Portugal

08/08/2023

Exmos Senhores Venho por este meio apresentar queixa formal relativa a situação vivida no dia 17 de julho de 2023 no aeroporto Humberto Delgado /Lisboa no inicio de viagem de família/amigos em voo da Tap entre Lisboa e Paris/Orly.Total de passageiros : 5 sendo 3 adultos e 2 crianças.Nomes dos passageiros:(ver anexos de 1 a 1d )Carlos Diniz : lugar: 25FCarlos Fernandes: lugar:27BCatarina Fernades: lugar:7EPatrícia Antunes: lugar: 28CLeonor Antunes: lugar: 27DCompanhia Aérea: TapNº de voo: TP440 ( anexos 1 a 1d) )Dia da partida: 17 de Julho de 2023Hora de comparência no aeroporto: 8.30hHora prevista de partida do avião : 10.30hHora em que o check in foi realizado : 8.50 +-Nº de porta de embarque registado no bilhete: S18 (ver anexo 2)Nº de porta de embarque assinalado no placard electrónico antes de entrar na zona de embarque: S18Hora de comparência na porta S18 :9.15hPorta de embarque efetivo (alterado posteriormente) : S19Hora em que comparecemos na porta S19 : 10.05hA essa hora (10.05 ) é impedida a nossa entrada.Fomos informados que deveriamos comprar novos bilhetes no balcão TAP.Hora de chegada ao Balcão TAP: 10.18HHora de registo de queixa no livro de reclamações: 10.24h ( ainda antes da partida do avião).Registo de queixa nº: folhas nº 28243660 e 28243661 ( anexos 6 e 6a) Passo assinalar os seguintes factos:1) Chegámos com muita antecedência ao aeroporto2) O check in foi feito também com antecedência devida, muito antes da hora do voo.3) Comparecemos na porta de embarque a tempo suficiente para não haver atraso ( 1.15 h antes) .4) Comparecemos na porta correta que estava registada no bilhete ( S18 anexo 1) assim como no placard electrónico5) Na zona da porta S18 não existe nenhum placard electrónico que nos ajude a verificar qualquer alteração nos dados do voo.6) O nº de porta de embarque foi alterado para S19 .7) Essa alteração foi posterior á nossa chegada á zona da S18.8) Não foi comunicada na instalação sonora essa alteração.9) Não foram chamados na instalação sonora os nossos nomes solicitando comparência urgente como tantas vezes acontece nos aeroportos.10) Apesar de serem zonas muito próximas não é possível visualizar a porta S19 na zona da S18.11) No balcão da TAP fomos informados que :a) A responsabilidade era nossa e que devíamos comprar novos bilhetes .b) Tinhamos que comprar bilhetes de ida e volta pois o bilhete de volta que possuíamos tinha também que ser anulado.c) Comprámos novos 5 bilhetes no valor total de 4.472.90 euros ( ver anexo 5 )d) Novo voo de ida nº TP442 / Hora: 12.25h / Gate:S23 ( anexo 4 é um exemplar dos bilhetes))e) Voo de volta nº TP431 / Hora: 19.45h/Gate:B ( anexo 3 exemplar de um dos bilhetes)-apesar de comprados novos bilhetes este nº de voo é o mesmo inicialmente previsto.( ver nº de voo nos anexos 1 a 1d )12) O voo e lugares dos novos bilhetes de volta eram exatamente os mesmos que inicialmente foram comprados na agência de viagens , não correspondendo a um novo avião , nem a nova companhia aérea ou horário.( verificar esse dado nos anexos 1 a 1d e o anexo 3 , em todos os bilhetes pode verificar-se o mesmo número de voo de volta)13) Dado o constatado no ponto anterior(12) conclui-se que a Tap vendeu-nos o mesmo bilhete duas vezes.14) Após essa compra e contactada a minha agência de viagens conclui-se que caso tivesse adquirido os bilhetes ( naquele momento ) a essa agência o valor seria práticamente metade do cobrado pela TAP.Algumas considerações:1) É impensável para qualquer pessoa acreditar que possa ser alterada uma porta de embarque nestas circunstâncias relatadas sem qualquer aviso veemente e bem nítido .O ruído geral existente nas áreas associado a instalações sonoras de qualidade áudio duvidosa nem sempre permitem aos passageiros identificar facilmente a informação que possa ser transmitida.2) Estranhando o facto de não constar na tv da porta de embarque qualquer dado sobre o voo( o que contece facilmente pois há regularmente atrasos nos embarques ) decidi sair dessa área e ir ao corredor consultar o placard onde para surpresa minha estava assinalado a porta S19 como porta correta de embarque.3) É no mínimo questionável vender por duas vezes o mesmo bilhete aos mesmos passageiros .Perguntas:1) Porque razão o valor que a TAP cobra nesta situação( 4.472.90) é o dobro da quantia orçamentada pela agência de viagens. ( naquele dia e naquele momento)? Qual a razão desta discrepância enorme?2) Visto que o check in foi realizado com muito tempo de antecedência ( saberiam que os passageiros se encontravam no aeroporto) e com o aproximar da hora de encerramento da porta , porque razão não foram os nossos nomes chamados pela instalação sonora como acontece tantas vezes? Eu próprio assisti a essa situação no aeroporto de Orly com 2 passageiros brasileiros.3) Dadas as circunstâncias relatadas porque razão somos obrigado a pagar novos bilhetes?4) Porque razão a TAP nos vendeu exatamente os meus lugares no mesmo nº de voo na volta a Portugal ?Considerando toda a argumentação apresentada nesta queixa , e considerando também não ter havido responsabilidade da nossa parte face ao ocorrido ,venho por este meio solicitar indemnização no valor de 4.472.90 , valor este que nos foi cobrado pelos bilhetes no balcão da TAP no dia 17 de Julho de 2023.Com os meus cumprimentosCarlos Diniz ( NIF: 151471649 )


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.