Exmos Srs,
Adquiri um sofá em 05-09-2020 na IKEA Portugal. Após 5 anos de utilização, no dia 03/09/2025, ao aplicar uma força normal sobre o braço esquerdo do sofá, após me levantar de brincar com a minha filha de 4 meses, o braço do sofá cedeu.
Ao levantar o sofá, constatei que o braço é feito em aglomerado de madeira, material frágil e inadequado para a função.
O sofá encontra-se dentro da garantia, no entanto o IKEA recusou assumir a reparação, alegando que a situação não se deve a defeito de fabrico, mas sim à utilização. Considero esta posição inaceitável, visto tratar-se claramente de um problema estrutural e de qualidade do produto, e não de má utilização.
Nos termos da Lei de Defesa do Consumidor (Lei n.º 24/96, alterada pelo DL n.º 84/2021), o consumidor tem direito à reparação, substituição ou reembolso de bens que apresentem defeito dentro do período de garantia.
Não é normal um sofá adquirído por 700 euros ceder o braço tão facilmente após 5 anos de utilização. Há uma clara fragilidade que agora o IKEA não pretende responsabilizar. Ainda para mais a decisão de aceitar a cobertura pela garantia é realizada via telefónica com um técnico do Ikea (ao momento) após verificar as imagens do móvel. Esta situação põe em causa os critérios - que acreditamos serem inexistentes e muitas vez pessoais e com erros - para avançar.
Assim, peço:
A reparação do sofá, ou a sua substituição do braço por um novo.
Com os melhores cumprimentos,
Ricardo Silva Pereira