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Reclamação

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

J. D.

Para: STCP

07/12/2021

Eu estava a viajar nos autocarros da STCP na cidade do Porto quando um fiscal da empresa me abordou para verificar se eu estava a viajar com título validado eu estava com título na mão e com títulos disponíveis quando verificou, que apesar de eu possuir títulos disponíveis no meu cartão Andante para viajar por algum motivo desconhecido este mesmo cartão não ficou validado, e me pediu a minha identificação. Pedi ao fiscal que me explicasse o que se estava a passar pois não tenho por habito usar os transportes públicos e estava com a minha filha pequena que saiu a correr na hora e devo ter me esquecido, logo não sei quais são os procedimentos adotados pelos fiscais, e o porque de ele querer os meus dados, contudo o fiscal forneceu-me algumas informações que mais tarde Inclusive perguntei ao fiscal se ele me estaria a passar uma multa ao qual o mesmo me respondeu que apenas queria a minha identificação para preencher os meus dados e para me fornecer um notificação para que eu comparece-se junto de uma loja do Andante onde a minha situação seria esclarecida e resolvida, no entanto a informação que obtive foi que eu teria de pagar a multa que o fiscal me tinha passado, quando na verdade ele me tinha indicado que aquilo não era uma multa, ou que então podia expor a minha situação à STCP e a situação iria ser analisada. No entanto, obtive informações junto de alguns clientes habituais da STCP e dos transportes do Porto e fui informado que os fiscais em situações como a minha, onde os usuários possuem títulos disponíveis nos passes, contudo o passe não está validado, eles efetuam a validação do mesmo na hora da fiscalização. Assim os principais motivos da minha queixa devem-se ao facto de ter tentado obter esclarecimentos no momento em que ocorreu a situação, sendo que o fiscal me forneceu informações enganosas, ao qual junto o fato dos colaboradores da STCP me terem informado que eles fazem isso para despachar as pessoas. Assim não vejo forma possível de aceitar este comportamento Outro motivo que me leva a efetuar a queixa está relacionado com o facto dos fiscais que regulam os transportes do Porto atuarem de modo diferente perante situações que em tudo são idênticas, isto é, em certas situações o problema é resolvido na hora e noutras, como o meu caso, as pessoas são autuadas sem sequer saberem e sem obterem os devidos esclarecimentos. Uns dias após isso levei uma outra “notificação” informei ao fiscal que me viu com cartão a mão já a espera de validar informei que eu validei passei na máquina e o mesmo disse que só iria me dar um papel para justificar que a máquina estava avariada por isso não passou e no mesmo dia mudei de zona sem saber desta informação uma vez que o próprio autocarro aceita o título e o mesmo disse a mesma coisa entra em contato com Andante e informa que não estás habituada e não sabia. As informações para nós que estamos a começar a usar os transportes são poucas uma que não existe ninguém que me passou tal informações fui descobrindo com as pessoas quando fui comprar o andante e carregar em uma loja de rua não me informaram nada. Estou desempregada tenha uma filha e estou a base de remédio antidepressivos não tenho e não vou aceitar pagar as multas uma que não tem informações sustentáveis ao qual nos auxiliam nisso.

Mensagens (1)

STCP

Para: J. D.

28/01/2022

Estimada cliente, Juliana Pinheiro,Temos presente a reclamação em epígrafe, efetuada via DECO PROTESTE e registada internamente com o n.° 2021.03449, cujo conteúdo mereceu a nossa melhor atenção.Face ao exposto, reiteramos os trâmites legais referidos na primeira análise à sua contestação (Reclamação n.° 2021.03331) aos autos de notícia STCP n.os 213080700/213150602 - que foram emitidos após fiscalização de um título de transporte sem qualquer validação - e 213158800 - resultado de se encontrar a viajar com um título Andante insuficiente para o trajeto a ser realizado.Mais informamos que as infrações em causa estão bem classificadas e enquadradas na citada legislação, cumprindo-nos informar que, caso V. Exa. não proceda ao pagamento voluntário das coimas, numa Loja de Atendimento Andante, a STCP, E.I.M., S.A. é obrigada a remeter os autos de notícia à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), via Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P. (IMT, I.P.), na qualidade de entidade competente para instaurar e instruir os processos contraordenacionais, bem como para aplicação das respetivas coimas.Por fim, devemos esclarecer que não cabe dentro das competencias da STCP, E.I.M., S.A. outra análise ou alteração aos processos, senão a informação ora explanada.Com os melhores cumprimentos,Fábio Silva[cid:STCPLogotipo_6ae8bce5-f99d-4873-9e40-f4af49091913.png] APOIO CLIENTES [cid:ImagemAdicional_92c610f6-031d-4a6a-b6e3-346d2db75626.png]DEPARTAMENTO DE MARKETINGSociedade de Transportes Colectivos do Porto, E.I.M., S.A.Av. Fernão de Magalhães, 1862, 13°. 4350-158 PortoT:+351 22 507 1000 F:+351 22 507 1150


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