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Reclamação voo TAP Caracas - Lisboa

Em curso Pública

Problema identificado:

Bilhetes e passes

Reclamação

J. C.

Para: KIWI.com

09/12/2025

Exmos. Senhores, Venho por este meio apresentar reclamação relativa à minha reserva aérea com a TAP (localizador 9NAIF2), comprada através da Kiwi, para regresso de Caracas a Lisboa no dia 17/01/2026. Situação: A TAP teve a licença suspensa para operar na Venezuela e, portanto, não pode realizar o voo; Apesar de a TAP manter o bilhete “ativo” no sistema, não há possibilidade real de operação; A TAP não fornece informações ou alternativas e transfere a responsabilidade para a Kiwi; A Kiwi, por sua vez, alega que “não existe cancelamento formal”, não oferecendo reembolso nem reacomodação, mesmo sabendo que o voo não poderá ser efetuado. Legislação aplicável: Regulamento (CE) n.º 261/2004 da União Europeia: passageiros têm direito a reembolso integral ou transporte alternativo seguro, bem como informação clara e atempada sobre alterações ou cancelamentos de voo. Pedido à DECO: Interceder junto da Kiwi e/ou TAP para que seja garantido reembolso integral ou alternativa segura de voo; Apoio na mediação ou reclamação formal às autoridades competentes, caso não haja resolução voluntária; Garantir que não haja prejuízo financeiro devido a falha na prestação do serviço. Anexo a esta reclamação: Cópia do bilhete/confirmação de reserva; Troca de emails/mensagens com a Kiwi; Noticia sobre a revogação da TAP na Venezuela: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/portugal-diz-que-seria-irresponsavel-manter-voos-da-tap-para-a-venezuela/ Agradeço desde já a atenção e aguardo instruções sobre os próximos passos para resolver esta situação. Com os melhores cumprimentos, Jose Cisneros


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