Évora, 25 de Outubro de 2018Assunto: Reclamação de seguroEu, Joaquim Galão venho por este meio apresentar uma reclamação á companhia liberty seguros.No decorrente ano comprei um carro seminovo e efectuei o seguro com a companhia libertyseguros, através do meu mediador, na mediação MBL. Pedi que fosse incluída a cobertura QIV, PJ,AV, protecção ao condutor e as coberturas obrigatórias de RC.No dia 21 de Julho de 2018, quando me deslocava de férias uma pedra bateu no pára-brisas do meucarro e estalou o para brisas, quando regressei de férias fui ter com o mediador para regularizar ovidro, uma vez que a quebra estava alastrar. Falei com o medidor Sr. Canelas que me disse para ir aum prestador reparar o vidro. Entrei em contacto com a Glassdrive para reparar o vidro do carro, aoque me disseram que só podiam colocar um vidro de marca branca. Os meus problemas começaramaqui. A carrinha foi comprada há menos de 6 meses, tem vidros todos de origem da BMW e não voucolocar um vidro de marca branca num carro que me custou quase 20.000euros, e que ainda estou apagar. Disse á Galssdrive que não autorizava colocação de vidro de marca branca tinha de ser daBMW. A Glassdrive disse que podia encomendar o vidro de origem mas tinha de falar com a minhacompanhia.Voltei ao mediador e disse-lhe que estava fora de questão colocar vidro de marca branca numacarrinha que tinha comprado recentemente. Mediador disse que nesse caso tinha de ir á oficinafazer o orçamento. Fui á oficina Augusto Caixinha, fazer o orçamento encaminhado pelo mediador.Tiraram fotografias e pensava eu que tinha sido feito o orçamento para reparar o vidro e colocarvidro da marca. Na oficina falei com o Sr. Tomás que me disse que não tinham autorização dacompanhia liberty seguros para fazer a substituição do vidro da viatura, para falar com o mediadorporque tinha de ser feita a participação.Voltei ao mediador no dia 17 de Agosto de 2018, e preenchi a declaração amigável de acidenteautomóvel com todos os elementos que tinham sido solicitados o medidor encaminhou para acompanhia. Ao final de três semanas após ter feito a participação e sem reposta entrei em contactocom o mediador que ligou para companhia e disse que estava tudo em análise, tinha de aguardarpela autorização da companhia.Farto de aguardar por uma reposta, pedi que me ligassem para a companhia para tentar perceber,ao final de dois meses de ter tido uma quebra de vidros, e o vidro estar a alastrar, porque é queainda não tinha sido reparado o vidro da carrinha. Durante todo este período apenas recebi uma SMS da companhia Liberty seguros a informar que o processo estava em análise. No dia 3 deOutubro, através da linha de atendimento da companhia liberty seguros, fui informado quereceberam fotos da quebra de vidros por parte da oficina Augusto Caixinha mas não receberamorçamento para a reparação, e para uma tomada de decisão da liberty seguros era necessário oenvio do orçamento para a reparação. Ora a oficina Augusto Caixinha é uma oficina com protocolocom a liberty seguros, foi encaminhado pela liberty seguros através do mediador, se não foi enviadoorçamento por parte da oficina, porque é que me informaram na semana anterior que o processoestava em análise? Se não tinham o orçamento da oficina protocolada, porque é que nãoinformaram a oficina? O que é que fui fazer então á oficina recomendada da companhia libertyseguros? Questionei ainda sobre a demora na regularização dos danos no vidro, pois tenhocobertura para regularizar os danos, fui informado pela primeira vez que a minha apólice temcobertura QIV, mas ao abrigo desta cobertura tinha de colocar o vidro de marca branca na minhacarrinha, porque a cobertura QIV contratada é a cobertura QIV Convencionada.Não sou mediador, não percebo nada de seguros, sou electricista esta sim é a minha área na qualsou entendido. Não fazia a mínima ideia do que era um QIV convencionado, até ter sido informadopela liberty seguros no dia 3 de Outubro 2018. Não fazia a menor ideia que a liberty seguros temmais do que uma cobertura para a cobertura QIV, nunca fui informado, nem me deram apossibilidade de escolher qual a cobertura QIV que queria contratar na minha apólice. Quando fiz oseguro deram-me as condições particulares da apólice onde em lado nenhum refere que souobrigado a colocar um vidro de marca branca na minha carrinha. Se tivesse sido informado nuncateria feito um seguro com estas condições.No dia 4 de Outubro de 2018, voltei ao mediador, bastante insatisfeito com toda a situação, porqueo mediador sabia desde o primeiro momento que incluiu uma cobertura na minha apólice que nãome permitiria colocar um vidro no meu carro exactamente igual ao que tenho, e nunca modisse. Andei durante 2 meses literalmente a perder tempo, mas nunca me informou que não podiapôr um vidro de origem, porque a cobertura que ele colocou no contrato não o permite. Fui pediresclarecimentos ao mediador porque é que tenho uma cobertura QIV convencionada na apólicequando nunca fui informado que a liberty tinha mais do que uma para a cobertura QIV, nem nuncaninguém me questionou qual a que eu queria. Ao que o mediador responde-me: Quem é que lheinformou que a liberty seguros tem mais do que uma cobertura QIV!? O mediador ficou com um armuito indignado, e a própria funcionária da mediação é que disse, que de facto a liberty tem mais doque uma cobertura QIV! Questionei o Mediador porque é que me incluiu uma cobertura QIVconvencionado na apólice sem me perguntar se eu queria? E sem me informar da especificidadedesta cobertura, ao que o mediador me respondeu que faz todas as apólices com a mesmacobertura e só quando lhe dizem que não querem a convencionada é que inclui a outra porque émais cara. Contudo, ninguém me perguntou se queria pagar mais por alguma outra cobertura, ora senão sei, nem fui informado da especificidade da cobertura não posso pedir outra como é lógico.Sinto-me enganado pelo mediador. Confrontado com a situação o mediador disse mesmo que estasituação era um problema meu com a companhia, nada tinha a ver com isso.Dia 8 de Outubro ligou-me a liberty seguros e informou que assume o vidro de marca branca sequiser colocar de origem tenho de pagar a diferença.