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Reclamação sobre cobrança indevida no transporte de bagagem - Voo TP1330

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Bagagem

Reclamação

C. R.

Para: TAP-Air Portugal

24/03/2025

Prezados, Fui passageiro da TAP no voo TP1330, realizado no dia 28 de janeiro de 2025, no aeroporto Sá Carneiro (Porto) e estou entrando em contato para relatar uma situação que ocorreu com a minha bagagem. Ao realizar o check-in, fui informado de que deveria pagar por um artigo fora das dimensões padrão. Mas para o começo da história teremos que recuar uma semana antes da viagem, quando me dirigi ao balcão de atendimento da TAP no mesmo aeroporto do Porto e perguntei como poderia proceder ao envio de um artigo com dimensões não standard. Fui informado que teria de ligar para o centro de atendimento telefónico da TAP. Após alguns dias, após falar com o customer service (call center) da TAP, fui informado que as dimensões máximas seriam 158 cm / 62 in (altura + comprimento + largura) e que o pagamento deveria ser feito no próprio check-in do aeroporto do Porto, com a informação de que o valor seria inferior ao de uma mala de porão. Na minha boa-fé, acreditei nessa informação, uma vez que o artigo que desejava transportar tinha as seguintes dimensões: 135x14x5 cm e pesava apenas 3 kg. Para meu espanto, ao chegar ao check-in da TAP, a funcionária informou que para enviar este artigo eu teria que pagar o valor de 60 euros, que corresponde ao preço de uma mala de porão no dia do voo. Como não tinha outra opção a não ser deixar o artigo no aeroporto do Porto, tive que efetuar o pagamento dos 60 euros, o que me deixou extremamente insatisfeito, contradizendo todas as informações fornecidas pelo atendimento telefónico. Se me tivessem informado na chamada do call center que eu teria que pagar pelo envio de uma mala de porão, eu teria optado por comprar essa mala de forma mais económica do que os 60 euros cobrados. Venho, por meio deste e-mail, reclamar sobre toda essa situação, que considero prejudicial à imagem da TAP. Antes desse voo, verifiquei outras companhias aéreas que me informaram claramente sobre os procedimentos e valores a serem pagos para o transporte do meu artigo. Acredito que houve má-fé e omissão de informações por parte do atendimento. Gostaria de entender quais são as diretrizes da ANAC em relação ao transporte de bagagens fora dos padrões de formato e se existem procedimentos a serem seguidos em situações como a minha. Além disso, gostaria de saber se há alguma forma de compensação ou assistência disponível para passageiros que enfrentam problemas semelhantes. Atenciosamente, --


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