Isabel Rovisco Correia Goncalves Monteiro
Avenida Doutor Dias da Silva, nº 112 – 1º andar
Exmos. Senhores,
No passado dia 2 de Novembro de 2024, efetuei a compra de um fogão BeKO na loja Worten do Coimbra Shopping. No dia 4 de novembro de 2024, efetuei a compra online do serviço de instalação do referido eletrodoméstico, selecionando, de acordo com a disponibilidade apresentada, o dia 7 de novembro de 2024, entre as 9h e as 11h da manhã. Após a confirmação da minha compra, procedi com o agendamento da vistoria para instalação de gás na minha propriedade, a qual ficou marcada para o dia 7 de novembro de 2024, entre as 14h e as 16h.
No dia 5 de Novembro de 2024, fui contactada pela Worten e informada de que a instalação só poderia ser efetuada no dia 7 de Novembro, entre as 16h e as 18h, apesar de o horário da manhã ter estado disponível no momento da compra. Esta alteração inesperada obrigou-me a reagendar a vistoria do gás para o dia 8 de novembro de 2024, o que resultou em mais um dia sem acesso a água quente na minha propriedade.
No dia 7 de Novembro, a entrega do fogão ocorreu, contudo, com um atraso de 30 minutos em relação ao horário previamente acordado, sendo realizada apenas às 18h30. Esse imprevisto foi acompanhado por dificuldades no contato com o serviço de atendimento ao cliente, o que resultou em custos adicionais para mim.
No dia 8 de Novembro fui notificada pelos tecnicos da vistoria do gas de um sério incumprimento na instalacao do fogao uma vez que esta tinha sido defeituosa, existindo uma fuga de gas com risco de explosao. Isto viria a implicar (i) a nao instalaco do gas na minha propriedade; (ii) a ausencia de agua quente durante tempo indeterminado e (iii) um segundo agendamento da vistoria do gas com um custo associado de 60 euros.
Face a esta situação, dirigi-me no dia 8 de Novembro de 2024, pelas 10h, ao balcão de apoio ao cliente da Worten do Coimbra Shopping, com o objetivo de obter uma explicação sobre o sucedido e encontrar uma solução para o problema. Fui informada por uma funcionária que seria contactada com brevidade para resolver a questão.
Contudo, não recebi qualquer contacto da parte de um representante da Worten Portugal, apesar de ter pago por um serviço que não foi cumprido no prazo estabelecido, nem foi realizado com o devido rigor técnico e normas de segurança.
Neste seguimento, no dia 10 de novembro desloquei-me novamente a Loja Worten do Coimbra Shopping, expondo o problema e procurando soluções. Falei com os funcionários – Carlos Calçada e Tânia Alves (apresentada como representante da responsável de loja no momento), que terá notificado a situação e organizado resolução para o dia seguinte.
No dia 11 de novembro, o técnico de instalação de Equipamentos a serviço da Worten (Pedro) deslocou-se a minha casa, reparou a instalação, tendo-me comunicado que se responsabilizaria do pagamento da nova vistoria do gás, solicitando-me que enviasse o recibo assim que disponivel para proceder ao pagamento dessa despesa.
Conforme solicitado, no dia 19 de novembro enviei o recibo da respetiva despesa.
Até à presente data (13 de dezembro de 2024) ainda não me foi devolvido qualquer valor relative à situação descrita.
Devo salientar que o ocorrido resultou em graves consequências, nomeadamente: (i) risco para a segurança pública (risco de explosão devido à falta de rigor no servico de instalação e à ausência de gás na minha propriedade há mais de uma semana); (ii) custos adicionais com várias tentativas de contacto e reagendamentos inesperados; (iii) impactos na minha vida professional assim como saude mental devido à gestão de um problema inesperado e prolongado.
Com esta exposição, venho expressar a minha profunda insatisfação com os serviços prestados pela Worten, bem como a falta de profissionalismo demonstrada pela empresa. Exijo uma compensação pelos danos diretos causados, nomeadamente o pagamento pelo serviço defeituoso e o custo do novo agendamento da vistoria do gás, bem como pelos danos indiretos, como faltas laborais, o tempo dispendido em múltiplas tentativas de contacto e os impactos psicológicos resultantes de todo este processo.
Aguardo, com urgência, uma comunicação por parte de V. Exas. acerca dos procedimentos necessários para a resolução do caso exposto, após o que, caso não haja uma solução satisfatória, recorrerei imediatamente aos meios legais ao meu dispor para a resolução do problema.
Atentamente,
Drª. Isabel Rovisco Monteiro
13 dezembro de 2024