Exmos. Senhores,
No dia 18/06/2025, foi realizado na minha residência um serviço de limpeza e impermeabilização de sofá e tapete, contratado através da plataforma OSCAR. O serviço foi executado de forma negligente, resultando em danos materiais severos no sofá (modelo SLATORP IKEA, com valor de compra de 799€, cuja fatura se encontra em minha posse).
O técnico aplicou uma grande quantidade de água, apesar de eu o ter questionado durante o processo. Ele garantiu-me que o método era seguro, o que se comprovou totalmente falso. O sofá ficou com manchas, riscas, descoloração numas partes, cor azulada noutras partes, e cheiro a humidade intenso, tornando-se inutilizável. Também o tapete ficou com odor permanente.
A empresa OSCAR recusa qualquer responsabilidade, atribuindo ao cliente a culpa pela escolha do método, quando é claramente da responsabilidade do técnico a escolha e execução do procedimento adequado a cada sofá, uma vez que contratei apenas o serviço de "limpeza e impermeabilização de sofá". Acrescento ainda que o mesmo sofá já havia sido limpo anteriormente através da mesma plataforma no dia 30/02/2024 sem quaisquer problemas, o que confirma que os danos desta vez resultam de má prática técnica.
Contactei a empresa OSCAR pedindo o reembolso do valor do serviço pago (121,56€) e compensação pelos danos causados ao sofá, ao que a solução proposta foi 50% de desconto num novo serviço, o que é completamente inaceitável face ao nível de prejuízo.
Em anexo poderão encontrar: fotografias dos danos, alguma da comunicação trocada.
Solicito o apoio desta entidade para que os meus direitos enquanto consumidora sejam respeitados e para que a empresa em causa seja responsabilizada pela má prática do serviço prestado.
Atenciosamente,
Natacha Germano