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Reclamação por Cobrança Indevida de Bagagem de Mão

Resolvida Pública

Problema identificado:

Bagagem

Reclamação

T. G.

Para: EASYJET Airline Company Limited

26/03/2025

Exmos. Senhores, Venho, por este meio, apresentar reclamação contra a companhia aérea EasyJet Airline Company Limited devido à cobrança indevida relacionada com a minha bagagem de mão no voo de regresso de Londres para Lisboa, Portugal. No dia 23/03/2025, embarquei no voo EJU8513 da EasyJet, com partida de Londres - Gatwick Airport e destino a Lisboa - Aeroporto Humberto Delgado. Durante o processo de embarque, fui informada de que a minha bagagem de mão era considerada uma 'big bag' sendo-me exigido o pagamento adicional de 58,03 euros/ 48 libras. Ainda durante este processo verifiquei que foi uma questão completamente aleatória uma vez que tal como eu outras pessoas estavam na mesma situação mas também aconteceu outros passageiros passaram com malas iguais ou até de dimensões superiores e não lhes ser colocada a mesma questão. Surpreendida com esta situação, esclareci que, a mochila tem as medidas ainda uns centímetros abaixo do exigido e que sempre a utilizei noutras viagens também operadas pela mesma companhia aérea e que nunca me foi cobrado qualquer valor adicional pela mesma bagagem, que cumpria integralmente as dimensões permitidas pela política da EasyJet. Mochila essa também utilizada noutras companhias aéreas (com medidas até menores) e que também nunca me foi exigido qualquer pagamento extra. Apesar dos meus protestos e da tentativa de esclarecer a situação com os funcionários da companhia aérea no aeroporto, fui obrigada a efetuar o pagamento sob pena de não poder embarcar. Esta cobrança revelou-se não só inesperada, mas também injustificada, uma vez que a bagagem em questão estava em conformidade com as regras estabelecidas pela própria EasyJet. Passo a citar a 'política' de bagagem de mão, disponíveis em todos os meios pela EasyJet Airline Company Limited: "Todos os passageiros podem trazer uma pequena mala de cabine por pessoa a bordo gratuitamente. Pode ter a dimensão máxima de 45 x 36 x 20 cm (incluindo pegas ou rodas) e tem de ser colocado debaixo do assento à tua frente." "As malas com dimensões maiores, ou quaisquer malas adicionais, serão colocadas no porão e estarão sujeitas à taxa de bagagem de porão." - tendo em conta que foi considerada uma mala com medidas superiores ao estipulado (o que não se verificava de todo) deveria ser encaminhada para o porão segundo a política da companhia em questão, o que nunca se verificou. Acrescento ainda que a mochila cabia perfeitamente debaixo do banco da frente (segue fotografia em anexo - lugar 18B), onde já foi colocada noutros voos da mesma companhia por existir falta de espaço nos compartimentos superiores. Considerando que a cobrança efetuada foi indevida e que os funcionários em questão não demonstraram disponibilidade para resolver a situação de imediato, solicito a devolução do montante pago indevidamente, no valor de 58,03 euros. Anexo a este reclamação as seguintes fotografias/cópia de documentos: - Bilhete eletrónico do voo em questão; - Comprovativo do pagamento adicional exigido pela bagagem de mão; - Fotografias da bagagem de mão, evidenciando que cumpre as especificações da companhia aérea. Incluí também fotografia da respectiva mochila debaixo do assento à minha frente. Solicito, assim, uma resposta célere e resolução desta situação sem qualquer justificação para clientes que regularmente recorrem à companhia EasyJet. Com os melhores cumprimentos, Tânia Iglésias Guerra

Mensagens (4)

EASYJET Airline Company Limited

Para: T. G.

26/03/2025

Vossa Ref.ª: @@REF_ID@3ec21d7d0e2661c8e4@REF_ID@@ N.ª Ref.ª: 109954824K8Z5FZ5 Ex.mosSrs. Drs., Pela presente acusamos a receção da reclamação com a referência supra identificada, formulada em nome da Sra. Tânia Guerra, que tinha contratado um voo no dia 23 de março de 2025, EJU8513, com saída do aeroporto de Londres - Gatwick(“LGW”) e com chegada ao aeroporto de Lisboa(“LIS”). Após apreciação da reclamação, indicamos que, de acordo com o ponto 13.1.1.1 dos nossos Termos e Condições, as dimensões máximas da bagagem a que todos os passageiros têm direito são de 45 x 36 x 20 cm (incluindo quaisquer pegas ou rodas). A reclamante terá comparecido na porta de embarque com bagagem cujas dimensões ultrapassavam as dimensões máximas permitidas. Recorrendo aosTC, que a reclamante aceitou ao efetuar a sua reserva junto da companhia aérea, Artigo 13.º Bagagem - Bagagem de cabine: 13.1.1.1.A especificação padrão do que podes levar a bordo é uma mala de cabine pequena (máx. 45 x 36 x 20 cm) que tem de caber sob o assento à tua frente. Temos ainda que, referente aos mesmos Termos e Condições: 13.1.2.Verificamos as dimensões das malas antes de embarcar. Se trouxeres qualquer mala para a porta sem a dimensão correta para levar a bordo, a mesma será colocada no porão (se pudermos aceitar) e ser‑te‑á cobrada ataxa de mala de porão. Não aceitamos qualquer responsabilidade por qualquer bagagem que deixes para trás caso seja recusada na porta. Certifica‑te sempre de retirar quaisquer coisas de valor e objetos essenciais, como medicamentos e documentos de viagem, de todas as malas a serem colocadas no porão. Face ao exposto, reiteramos que a toda a bagagem de mão com dimensões superiores será devidamente cobrada a respetiva taxa. A equipa de terra dos respetivos aeroportos, destinada a efetuar o embarque em nome da companhia aérea, tem a responsabilidade de tomar as decisões necessárias para que os termos e condições da mesma sejam respeitados. Relativamente à situação descrita, referente à bagagem de outros passageiros no mesmo voo, cada situação é avaliada individualmente e em conformidade. Como outros passageiros no voo, caso pretenda viajar com uma bagagem de dimensões superiores, a passageira pode optar por adquirir bagagem com as características respetivas. Posto isto, areclamante não será elegível para qualquer reembolso referente à taxa devidamente cobrada no aeroporto. Ficamos à disposição para qualquer esclarecimento ou informação adicional. Com os melhores cumprimentos, João Polido easyJet Regulatory Support Team follow us: www.twitter.com/easyJet friend us: www.facebook.com/easyJet follow us: www.instagram.com/easyjet book us: :www.easyJet.com

T. G.

Para: EASYJET Airline Company Limited

28/03/2025

Exmos. Senhores, Antes de mais agradeço que me respondam ao problema em questão e claramente que esse email é uma cópia dos Termos e Condições da EasyJet e não uma resposta ao exposto na minha reclamação. Passo a enumerar as situações que não foram respondidas: - a minha mochila CUMPRIA as medidas máximas mencionadas 45 x 36 x 20 cm (aliás ainda tem uns centímetros a menos) - foi enviada fotografia com as medidas da mochila em questão); - a mochila cabia debaixo do assento à minha frente (foi enviada fotografia em anexo - como podem verificar); - a mochila nunca foi enviada para porão nem essa questão foi mencionada, logo a taxa cobrada nem faz sentido; - se mencionam o seguinte na vossa resposta: "13.1.2.Verificamos as dimensões das malas antes de embarcar. Se trouxeres qualquer mala para a porta sem a dimensão correta para levar a bordo, a mesma será colocada no porão (se pudermos aceitar) e ser‑te‑á cobrada a taxa de mala de porão. - Como justificam que nos vossos Termos e Condições essa taxa seja cobrada e a mochila tenha as medidas permitidas e nem tenha ido para o porão? Uma vez que está descrito por vós essa questão. - na porta de embarque foi completamente aleatório as pessoas que foram paradas para pagar a referida taxa extra (58€) de outras que simplesmente passaram com malas similares e até maiores, vários passageiros testemunharam também esta questão. Posto isto, como justificam uma mala que foi adquirida para este efeito e que tem as medidas ainda uns centímetros abaixo do vosso máximo, ser cobrada uma taxa extra (mochila essa que sempre utilizei nas viagens na vossa companhia), nem ser enviada para o porão (como mencionaram enumeras vezes na vossa resposta) e ainda caber debaixo do assento à minha frente que é uma das obrigações a cumprir, descritas nos vossos Termos e Condições para este tipo de bagagem de mão/cabine. (Verifiquem pff as fotografias enviadas da respectiva mochila com as medidas - incluindo a tirada no próprio voo EJU8513 e a mesma colocada debaixo do assento à minha frente). Fico a aguardar uma resposta concreta. Com os melhores cumprimentos, Tânia Iglésias Guerra

T. G.

Para: EASYJET Airline Company Limited

30/04/2025

Exmos. Senhores, Ainda aguardo resposta desde dia 28/03 à seguinte reclamação: Antes de mais agradeço que me respondam ao problema em questão e claramente que esse email é uma cópia dos Termos e Condições da EasyJet e não uma resposta ao exposto na minha reclamação. Passo a enumerar as situações que não foram respondidas: - a minha mochila CUMPRIA as medidas máximas mencionadas 45 x 36 x 20 cm (aliás ainda tem uns centímetros a menos) - foi enviada fotografia com as medidas da mochila em questão); - a mochila cabia debaixo do assento à minha frente (foi enviada fotografia em anexo - como podem verificar); - a mochila nunca foi enviada para porão nem essa questão foi mencionada, logo a taxa cobrada nem faz sentido; - se mencionam o seguinte na vossa resposta: "13.1.2.Verificamos as dimensões das malas antes de embarcar. Se trouxeres qualquer mala para a porta sem a dimensão correta para levar a bordo, a mesma será colocada no porão (se pudermos aceitar) e ser‑te‑á cobrada a taxa de mala de porão. - Como justificam que nos vossos Termos e Condições essa taxa seja cobrada e a mochila tenha as medidas permitidas e nem tenha ido para o porão? Uma vez que está descrito por vós essa questão. - na porta de embarque foi completamente aleatório as pessoas que foram paradas para pagar a referida taxa extra (58€) de outras que simplesmente passaram com malas similares e até maiores, vários passageiros testemunharam também esta questão. Posto isto, como justificam uma mala que foi adquirida para este efeito e que tem as medidas ainda uns centímetros abaixo do vosso máximo, ser cobrada uma taxa extra (mochila essa que sempre utilizei nas viagens na vossa companhia), nem ser enviada para o porão (como mencionaram enumeras vezes na vossa resposta) e ainda caber debaixo do assento à minha frente que é uma das obrigações a cumprir, descritas nos vossos Termos e Condições para este tipo de bagagem de mão/cabine. (Verifiquem pff as fotografias enviadas da respectiva mochila com as medidas - incluindo a tirada no próprio voo EJU8513 e a mesma colocada debaixo do assento à minha frente). Fico a aguardar uma resposta concreta. Com os melhores cumprimentos, Tânia Iglésias Guerra

EASYJET Airline Company Limited

Para: T. G.

30/04/2025

Vossa Ref.ª:@@REF_ID@3ec21d7d0e2661c8e4@REF_ID@@ N.ª Ref.ª:109954824K8Z5FZ5 Ex.mos Srs. Drs., Pela presente acusamos a receção da reclamação com a referência supra identificada, formulada em nome da Sra. Tânia Guerra, que tinha contratado um voo no dia 23 de março de 2025, EJU8513, com saída do aeroporto de Londres - Gatwick(“LGW”) e com chegada ao aeroporto de Lisboa(“LIS”). Após apreciação da reclamação, reiteramos a resposta dada no dia 26 de março de 2025, no contexto da reclamação inicial, com a mesma referência. Posto isto, mantemos a posição à data indicada, sendo que a reclamante não será elegível para qualquer reembolso referente à taxa devidamente cobrada no aeroporto. Ficamos à disposição para qualquer esclarecimento ou informação adicional. Com os melhores cumprimentos, João Polido easyJet Regulatory Support Team follow us: www.twitter.com/easyJet friend us: www.facebook.com/easyJet follow us: www.instagram.com/easyjet book us: www.easyJet.com


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