Exmos Senhores
Venho por este meio apresentar a minha reclamção formal relativamente a seguinte empresa:
Four Baruck, Unipessoal Lda, com o contribuinte fiscal nº 517648733, titular do Alvará de construção nº 112013, com sede em Avenida Dom Nuno Alvares Pereira, Nº 47, R/C esq. 2800-180 Almada
Telemóvel: 939 332 403
e-mail: 4baruck@gmail.com
franchising Melom Obras
Contratei empresa Four Baruck, unipessoal Lda, sediada na morada acima referida, para executar remodelação do meu apartamento/ imóvel.É estabelecido contrato de empreitada e orçamento no valor de 25.784.00 mil euros
(vinte cinco mil setecentos e oitenta e quatro mil euros) com o prazo de execução dos trabalhos de 60 dias úteis com início a 14 de abril de 2025 e foi entregue a 09 de agosto de 2025 com trabalhos ainda por terminar. Até a presente data 29 de janeiro de 2026 a obra permanece inacabada, apresenta inúmeros defeitos graves, falta de conformidades e execução de trabalhos manifestamente muito abaixo dos padrões mínimos de qualidade e profissionais exigíveis.Listo inconformidades, defeitos e trabalhos por concluir:
Wc pequeno:
Painel ripado danificado
Porta por reparar
Falta de puxador
Respirador colocado ao contrário
Falta de massa em vários sancas
Rodapés danificados
Rodapés diferentes em madeira(7cm) e PVC (10cm) que no qual só existe em dois quartos, o restante da casa tem rodapés de madeira, na colocação dos mesmos existe rodapés com silicone branco outra metade com silicone transparente e danificados.
Reparação de estuque nas paredes
Azulejos mal betumados
Cozinha:
Movéis por nivelar/ afinação
Gaveta e porta por montar
Tampo de gaveta danificado
Extração do exaustor entupida com espuma
Situação de carácter urgente
Ocorre a 4 de outubro de 2025
Fui contactada por minha vizinha srª Barbara Candeias piso inferior (1D) a relatar que tem infiltração no teto da sua casa de banho.
Falei com o empreiteiro Sr. Pierre Cunha que fez visita e diagnostico da situação e que procedia então as reparações. Sinistro este que ocorre na minha divisão da casa de banho grande
.1ª Intervenção
Avaliam o sifão, cortam o separador de plástico existente no mesmo e colocam silicone para estancar melhor a tampa.
2ª Intervenção
No sifão, voltam a colocar silicone na abertura da saída de um tubo desativado com a explicação de que a água estava a voltar para trás.
3ª Intervenção
Fazem uma abertura lateral na banheira e debaixo do lavatório onde detetam que a ligação em T união da tubagem (banheira/lavatório) esta rachada. (Anexo vídeo) Fazem reparação e foi aí por mim solicitado para não fechar com o revestimento até fazer testes de abertura de águas. Sem efeito, fecharam tudo, colocaram revestimento.
Problema persiste, queixas da vizinha.
4ª Intervenção
Nova ordem de trabalho
Retirar bidé e partir até ao sifão, pensando que tinham descoberto o problema ao verem que perfuraram um tubo na colocação do bidé.
Mas o tubo que está perfurado pertence á antiga canalização do lavatório de chão (tubo desativado).
Problema por resolver, e sempre a aguardar a disponibilidade da equipa técnica.
5ª última Intervenção
A 11 de Dezembro de 2025
Um funcionário veio efetuar a reparação, retirou sanita, partiu a volta do sifão, deparou-se com o sifão cheio de silicone, é então detetado que o sifão estava estalado na lateral esquerda na parte interior. No decorrer do serviço foram cortados os tubos e retirou o sifão para a substituição do mesmo. O tubo que faz a ligação do sifão a saída para a conduta foi perfurado que no qual terá de ser substituído por completo.
No decorrer da intervenção foi dito pelo funcionário que no azulejo onde está a sanita seria apenas cortado um bocado para poderem fazer a reparação e depois seria apenas colocado um bocado de azulejo porque ficaria de baixo da sanita, então não se iria ver aquele bocado de azulejo colado. Algo que para mim é impensável. Então pedi para ser feito como deve ser, uma vez que estão a resolver o problema e não deixar remendos. Foi a minha interpretação e pedido naquele contexto.
Foi no decorrer das obras que o problema foi causado e apos diversas intervenções nunca tinham descoberto o problema. Finalmente quando o descobriram queriam deixar remendos. Está orçamentado substituição da canalização e só foi substituído um T que liga, da banheira e do lavatório ao sifão.
Foi também pedido para ser entregue o revestimento comprado para a respetiva casa de banho. Está em falta, nunca vieram entregar.
No dia 12 de dezembro de 2025, recebo e-mail do empreiteiro Sr. Pierre Cunha a alegar que foi quebrado a boa-fé e tomaram a decisão de abandonar os trabalhos. Acuso a receção do respetivo e-mail, comunicado e de denominado “relatório técnico”, contudo não posso deixar de manifestar a minha total discordância uma vez que varias das afirmações apresentadas não correspondem á verdade e omitem factos essenciais. Antes da intervenção da respetiva obra nunca tive qualquer infiltração, humidade ou danos na minha casa de banho os problemas surgiram apos intervenção da empresa Four Baruck construções, o que demostra que os danos decorrem precisamente dos trabalhos executados e não de qualquer defeito anterior.
Falta de diagnostico adequado e sucessivas intervenções falhadas, contrariamente ao que afirma, esta é a quinta vez que a equipa intervém sem sucesso, sendo infundado afirmar que foi claramente “identificada”
Danos causados na vizinha do piso inferior, as infiltrações resultantes das intervenções causaram danos graves situação esta que está documentada e cuja responsabilidade é da empresa. Da minha parte enviei 3 e-mails para 4baruck@gmail.com
1º e-mail a 27 de novembro a contrariar, a afirmação de e-mail enviado por sr. Pierre onde afirma que a reparação está concluída. Persiste anomalia.
2º e-mail a 12 de dezembro após receber e-mail de sr. Pierre de interrupção e abandono dos trabalhos. Solicito com prazo 15 dias uteis uma resposta/solução. respeitando prazos de resposta legais como é referido no contrato. Constatei incumprimento de resposta.
3º e-mail a 8 de janeiro faço apresentação de orçamentos necessários á correção das anomalias, conforme compromisso assumido por sr. Pierre Cunha (sem resposta)
Enviei mensagem por WhatsApp, contato de e-mail e contato telefónico de vizinha lesada para que o sr. Pierre possa acionar o seu seguro para dar solução. (sem resposta)
Situação está que decorre desde outubro de 2025 até a data. Várias intervenções sem êxito, danos causados a terceiros, aguardar sempre pela disponibilidade da equipa/ funcionários. Sem solução, sem respostas, sem comunicação. Nunca estive numa situação destas, Não se brinca com os sonhos e dinheiro das pessoas, sou mãe divorciada, trabalhadora com dois filhos que tento por tudo dar qualidade de vida e conforto. Vivo nesta casa a 25 anos. Sinto-me exausta e venho pedir a vossa ajuda / mediação para a melhor solução e de carácter urgente a situação da vizinha, que me deixa desconfortável.
Todos os factos relatados estão documentados e disponibilizo:
Copias, Fotos, e-mail, mensagens, visita ao apartamento, testemunhas, contrato, orçamentos, faturas...
Enviei email ao seguro do sr. Pierre Cunha a solicitar a interveção do seguro, foi me comunicado que o respetivo sr. não tem seguro.
tentei tambem fazer queixa no livro de reclamações, não consegui pois a informação que tenho é que a empresa não tem livro de reclamações o que por lei é obrigatório.
Cordialmente
Ana Cabral
918326962
Email : anacfcabral@hotmail.com