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Reclamação formal referente a máquina de lavar e secar roupa adquirida na Worten

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Garantias

Reclamação

B. D.

Para: Worten

20/11/2024

Exmos. Senhores, Venho, por meio desta, formalizar uma reclamação em relação ao atendimento e resolução do problema referente à máquina de lavar e secar roupa que adquiri na vossa loja no dia 1 de março de 2024, incluindo o seguro associado. A entrega ocorreu no dia 7 de março de 2024, porém, desde então, o atendimento prestado pela Worten tem sido ineficiente, o que me obriga a recorrer aos meus direitos como consumidor previstos na legislação portuguesa. Resumo dos factos: A entrega foi realizada fora dos padrões esperados, sem a colocação no local correto nem a desmontagem adequada, o que me obrigou a depender de terceiros para resolver a situação. Usei o equipamento apenas 4 ou 5 vezes e, no início de abril, ele deixou de funcionar. Chamei o técnico da Worten no dia 9 de abril de 2024, que identificou que o problema era no tambor e informou que a peça seria substituída. Apesar disso, não houve nenhum contacto posterior por parte da Worten. Fiz duas visitas à loja para resolver a situação. Ambas as vezes foi-me informado que não teria direito à substituição por um novo equipamento, apenas à troca da peça defeituosa, contrariando o prazo razoável para resolução de problemas deste género. Fundamento legal: Nos termos do Decreto-Lei n.º 84/2021, que regula os direitos dos consumidores relativos à garantia dos bens, venho expor os seguintes pontos: Artigo 14.º, n.º 1: O consumidor tem direito à reparação ou substituição do bem em caso de falta de conformidade. A máquina apresentou falta de conformidade em menos de 1 mês de uso, o que indica um defeito originário. A substituição ou reparação deve ser realizada sem custos para o consumidor, no prazo máximo de 30 dias úteis, conforme Artigo 16.º, n.º 1. Artigo 16.º, n.º 3: Caso a reparação ou substituição do bem não seja realizada em prazo razoável, o consumidor tem o direito de optar por uma das seguintes opções: Redução proporcional do preço; Resolução do contrato e reembolso integral do valor pago. Artigo 18.º, n.º 1: No caso de bens imóveis ou que necessitem de instalação para funcionamento, como a máquina de lavar, é obrigação do vendedor garantir o bom estado do equipamento durante os primeiros dois anos após a entrega, salvo prova em contrário. Face ao exposto, é evidente que a Worten: Não realizou a substituição da peça nem ofereceu uma solução eficaz no prazo legal. Negou-me o direito de optar pela substituição integral do equipamento, embora tal esteja claramente previsto na legislação aplicável. Pedido: Solicito que: Seja realizada a substituição do equipamento por um novo em conformidade com a legislação portuguesa; ou Caso a substituição não seja viável, que me seja feito o reembolso total do valor pago, incluindo o custo do seguro. Joel Silva


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