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RECLAMAÇÃO EMERGENTE DE CONTRATO DE CONSUMO

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

E. G.

Para: FNAC

06/04/2022

Exmo. Senhores. Eduardo José Correia Gonçalves, casado, titular do cartão de cidadão n.º 11896036, válido até 03-08-2031, com o NIF 181962292, residente em Rua Reitor Teixeira Guedes, 39-2ºEsq. 8000-422 Faro, de ora adiante designado reclamante, vem apresentar reclamação,Contra a Sociedade:FNAC – PORTUGAL – ACTIVIDADES CULTURAIS E DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS, DISCOS MULTIMÉDIA E PRODUTOS TÉCNICOS, SOCIEDADE UNIPESSOAL, LDA, com sede em Rua Professor Carlos Alberto da Mota Pinto, n.º 9, 6º B – Edificio Amoreiras Plaza, 1070-374 Lisboa, e NIPC 503 952 230, de ora adiante designada reclamada.DOS FACTOS E DA RECLAMAÇÃO1- No dia 21/06/2020, o ora reclamante, adquiriu na loja FNAC em Faro, explorada pela ora reclamada, localizada no Fórum Algarve em faro, Loja 0.7, Est. Nacional 125, Km 103, 8000-126 Faro, um equipamento, computador portátil, Marca e modelo ASUS F512DA-R5A R5-3500/12/1+256 em estado novo, no valor e €599,99 – Fatura nº 0230072020060000/021763 Cfr. Doc 1 em anexo.2- Acidentalmente, deixei cair o referido equipamento, tendo o mesmo danificado o display.3- Pelo que atendendo a que o equipamento se encontrava em prazo de garantia, e justamente para não perder o direito à mesma, desloquei-me no dia 21.04.2021 à mesma loja onde o adquiri, por forma a que o equipamento fosse reparado em representante oficial da marca e com peças originais.4- Nesta data, foi-me dito pelo colaborador que me atendeu, que o aparelho seria enviado para a marca para reparação, e que apesar de naturalmente ter de pagar esta reparação pelo facto de se dever a um acidente, o equipamento não perderia o direito à garantia legal.5- Entreguei então o equipamento e foi-me dito que me contactariam quando estivesse reparado, tendo-me sido entregue a Guia de reparação n.º 830008955. (Cfr. Doc 2 em anexo)6- Peso embora tenha decorrido aproximadamente 1 (um) mês e meio, em meados de Maio, finalmente o equipamento chegou reparado.7- Foram-me cobrados €188.00 pela sua reparação, tendo esta consistido na substituição do LCD. (Cfr. Doc 3 em anexo)8- A verdade é que o computador ficou reparado e a funcionar.9- E assim funcionou durante aproximadamente 11 meses.10- Acontece que, subitamente deixou de funcionar, desta vez, notoriamente devido a um problema associado ao disco rígido.11- No dia 11.03.2022, atendendo a que o equipamento se encontra dentro do prazo de garantia, desloquei-me novamente à loja da Reclamada, para submeter o mesmo a reparação ao abrigo dessa mesma garantia.12- Desta vez, o colaborador que me atendeu, disse que o equipamento teria de ser analisado para identificar o problema e verificar se a avaria seria coberta pela garantia.13- No dia 27.03.2022, recebo um SMS para me deslocar à loja da reclamada.14- No dia seguinte desloquei-me à loja, e qual não foi o meu espanto quando me apresentam um orçamento de reparação de €160,00 (cento e sessenta euros).15- O orçamento presentava um relatório que discriminava os problemas, que em suma relatava: “O Equipamento apresenta avaria no disco rígido e ruido anormal no sistema de ventilação, Webcam não funciona e o equipamento apresenta um LCD não original com sinais evidentes de manuseamento, o teclado apresenta ainda bastante desgaste no palmrest. Peças necessárias garantia: Disco Rigido e Sistema de Ventilação. Orçamento: Webcam, cabo webcam, e do LCD (funcional), LCD, moldura do LCD e Módulo (opcional) – Motivo: Apresenta peças não originais e com sinais evidentes de manuseamento, não está coberto pela garantia. (cfr. Doc. 5) 16- Ora, acontece que o computador foi colocado para reparar uma única vez, quando da troca do LCD, justamente nesta loja por ter sido onde o adquiri e para que não perdesse a garantia.17- Naturalmente venho a descobrir com este relatório que o equipamento foi reparado na própria loja, utilizando peças que não são de origem e aparentemente rejeitadas pelo próprio fabricante.18- Como é óbvio senti-me completamente burlado.19- As desconformidades do equipamento são evidentes.20- Deveria ter sido colocado um LCD admitido pela marca, e não foi.21- A Webcam foi retirada (de propósito ou inadvertidamente) certo é, que o equipamento voltou da reparação sem a webcam.22- O evidente manuseamento que o relatório se refere, obviamente decorre da péssima reparação realizada, onde conforme também se percebe, desapareceram cabos.23- E tudo isto resultado da intervenção realizada na loja da reclamada. 24- Aconteceu ainda que no dia 01.04.2022, telefonei para a assistência FNAC nacional, através do número 211536000 a expor a situação, na sequência fui contactado por um colaborador da Loja da Reclamada, (supostamente o que recebeu o equipamento na primeira reparação), que a resposta que teve para me dar, foi que nunca me havia dito aquando da primeira reparação que o computador seria enviado para a ASUS para reparação.25- E que prova disso, é que nada ficou escrito na guia de reparação (Cfr. Doc.2)26- Veja-se que na segunda guia de reparação, também nada está escrito sobre o computador ir a reparar para a ASUS, e FOI!!! (Cfr. Doc.4)27- A verdade é que não é o cliente que tem de saber para onde vai o computador a reparar.28- A verdade é que entreguei um portátil novo, na loja onde o adquiri, para reparar em virtude de um pequeno acidente que danificou o LCD e devolveram-me um computador “velho” e pelo qual tive de pagar. 29- O equipamento encontra-se no prazo de garantia.30- Encontra-se completamente desconforme com aquilo que seria de esperar de um equipamento nestas circunstâncias.31- O Reclamante sente-se burlado.32- Não aceita nem pode aceitar esta situação.33- Perdeu toda a confiança nos serviços de atendimento e assistência da reclamada34- E vem nesse sentido, apresentar reclamação quanto ao sucedido, por forma a por fim ao conflito que o opõe à reclamada, assim como pretende ver assegurados os direitos que lhe são conferidos pela lei de proteção aos consumidores.


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