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Reclamação e Pedido de Esclarecimento sobre Valor Extra Cobrado

Resolvida Pública

Problema identificado:

Fatura e cobrança

Reclamação

A. D.

Para: Hospital Lusíadas - Lisboa

19/05/2024

Venho por este meio apresentar uma reclamação formal e solicitar esclarecimentos detalhados sobre um valor extra de 72.74€ cobrado indevidamente pelo Hospital Lusíadas Lisboa, relativamente a um procedimento realizado no dia 28 de novembro de 2023. No dia referido, realizei uma Ecografia (Ecografia Mamária) e Senologia (Biópsia Aspirativa / Citologia do Peito Guiada por Ecografia), cujo pagamento foi efetuado na sua totalidade, incluindo todos os componentes previstos. No entanto, quatro dias úteis depois, a 4 de dezembro de 2023, recebi um email e uma mensagem SMS solicitando o pagamento adicional de 72.74€, sem qualquer explicação sobre a origem deste valor. A 7 de dezembro de 2023, desloquei-me ao hospital para esclarecer a dívida e levantar os exames, sendo informada que os exames não estavam disponíveis, apesar do email que confirmava a sua pronta disponibilidade. Nesta ocasião, também não me foi mencionada a cobrança adicional. No dia 20 de dezembro de 2023, voltei ao hospital para questionar a falta de entrega dos exames e o motivo do valor extra. O colaborador que me atendeu desconhecia a razão do valor e disse que não arranjava justificação para este pedido extra. Como tal, chamou uma colega, que me informou que os 72.74€ provavelmente se deviam ao contentor utilizado para as análises, que alegadamente não fazia parte do pacote inicial por ser um exame externo. Eu questionei esta situação e a colega disse que a médica podia escolher mandar para o laboratório interno ou para o externo e que escolheu enviar para o externo. Saliento que não fui informada previamente sobre esta possibilidade nem sobre uma possível cobrança extra. A supervisora presente chegou e afirmou que "Estas situações acontecem de vez em quando" e confirmou que os exames afinal já estavam disponíveis. Ao qual, eu comentei que não tinha recebido qualquer aviso sobre a sua disponibilidade e a resposta foi que eu não fui notificada devido a um erro no sistema. Isto levou-me a questionar a fiabilidade do mesmo sistema em gerar o valor extra, visto que, se não estava a funcionar para indicar que os exames já estavam prontos, então que confiança existia que o valor extra a pagar tinha sido gerado corretamente, uma vez que o pagamento total foi realizado anteriormente, no dia do procedimento. Não obtive qualquer resposta da supervisora, que apenas me virou costas. Assim, saí do local com os exames e sem pagar a alegada dívida, considerando que nenhum dos vossos três colaboradores me soube dar uma justificação plausível para o motivo do valor em questão. Posteriormente, liguei para o apoio ao cliente do Hospital Lusíadas, onde me informaram de novo, que não sabiam a origem do valor. A 10 de janeiro de 2024, voltei a dirigir-me ao Hospital Lusíadas Lisboa, para realizar uma consulta. Após, no ato de pagamento, não foi referido o valor alegadamente em falta. Como tal, questionei novamente sobre este tema e obtive respostas contraditórias: um colega mencionou que verificou o valor no sistema e que este tinha de estar incluído na fatura paga no dia do procedimento. No entanto, uma colega sua afirmou que poderia ter sido um esquecimento da médica, que fez um pedido de cobrança a posteriori. Solicitei confirmação, mas fui orientada a contactar o apoio telefónico novamente, visto serem os únicos que conseguiam responder a estas questões. Desta forma, contactei o departamento de Finanças do Hospital. Aqui, fui instruída a dirigir-me pessoalmente ao hospital para esclarecer a cobrança porque apenas aí conseguiam justificar os valores anormais - mesmo após informar que já o havia feito. A resposta desagradável e a desconexão abrupta do atendimento por parte da funcionária que me perguntou se eu estava a gozar com a cara dela e desligou-me o telefone na cara, demonstram um serviço ao cliente inaceitável. Ainda para mais, quando ando há meses a gastar o meu tempo com deslocações e chamadas, a tentar perceber e justificar um erro que partiu do vosso lado. Voltei a ligar uma segunda vez, na qual o funcionário que me atendeu disse que não percebia o valor e para enviar este email, com o intuito de promover comunicação entre as várias entidades dos Lusíadas para que façam o vosso trabalho. Nos dias seguintes, tentei novamente obter respostas por telefone, na qual fui atendida por uma funcionária novamente desagradável. Esta afirmou que ia transferir a chamada para outro departamento e desligou o telemóvel. Voltei a ligar, por achar que tinha sido algum erro. No entanto, quando finalmente sou atendida, após o longo tempo de espera habitual, a mesma funcionária atendeu. Mal menciono o facto da chamada ter caído anteriormente…. A funcionária desligou de novo. Pela terceira vez, voltei a ligar e já fui atendida por atendimento automático, porque o horário de atendimento pessoal já tinha acabado. Assim, apercebi-me que a vossa funcionária, estava a desligar-me o telemóvel e a fazer-me perder tempo, há mais de uma hora para que ela não tivesse de efetivamente trabalhar e pudesse sair. Ou seja, mais uma vez, tentei obter respostas sem qualquer resolução e enfrentei pessoas desqualificadas para o atendimento ao público. Que fique explícito, que ao longo destes meses, todo este processo tem sido extremamente frustrante e desrespeitoso, denotando uma falha grave na comunicação e na gestão dos vossos serviços. Assim, reitero a necessidade de uma resposta imediata e esclarecedora sobre a origem deste valor de 72.74€, que, conforme reconhecido por vários colaboradores do próprio hospital, não faz sentido ser cobrado. Solicito que esta questão seja tratada com a seriedade e urgência que merece, a fim de evitar futuras reclamações formais junto das entidades reguladoras competentes. Aguardo uma resposta célere.

Mensagens (3)

Hospital Lusíadas - Lisboa

Para: A. D.

19/05/2024

Acusamos a receção do seu e-mail. O Serviço de Back-Office encontra-se em funcionamento dias úteis entre as 08h00 e as 19h00. Para situações urgentes contacte 21770 40 40 (Unidades Lusíadas em Lisboa) 22605 64 50 (Unidades Lusíadas no Porto) 22 608 55 80 (Unidade Lusíadas em Santa Maria da Feira) 25 307 95 79 (Unidade Lusíadasem Braga) 28 989 20 40 (Unidades Lusíadas no Algarve).Com os melhores cumprimentos, Grupo Lusíadas Saúde

A. D.

Para: Hospital Lusíadas - Lisboa

18/06/2024

Já abri queixas em diversos sítios, inclusive no próprio Hospital e não obtive qualquer resposta da vossa parte para a resolução deste problema.

Hospital Lusíadas - Lisboa

Para: A. D.

18/06/2024

Acusamos a receção do seu e-mail, que será tratado com a maior brevidade possível.Com os melhores cumprimentos, Grupo Lusíadas Saúde


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