back

Reclamação e Pedido de Cancelamento de Faturação Indevida( Pós Portabilidade)

Resolvida Pública

Problema identificado:

Fatura e cobrança

Reclamação

F. S.

Para: NOS Comunicações SA

25/07/2025

Exmos. Senhores da NOS Comunicações SA [Morada da Sede ou Departamento de Reclamações, se souber. Caso contrário, pode omitir ou pesquisar.] De: Fábio Sousa Silva Morada: Praceta São Miguel 6, 2 esquerdo Código Postal: 2720-514 Contacto Telefónico: 936 328 122 E-mail: fabiosousabrpt@gmail.com Número de Identificação Fiscal (NIF): 310028531] Data: 25 de julho de 2025 Exmos. Senhores, Venho por este meio formalizar uma reclamação referente à faturação de serviços indevidamente cobrados e solicitar o respetivo cancelamento e retificação das faturas em questão. A [mencionar o serviço ou valor indevido, por exemplo: "fatura nº 963008403 , no valor de 76,88 euros", ou esta fatura foi gerada após o período de pedido de cancelamento por portabilidade, inclui cobranças que não correspondem aos serviços que tenho contratados ou que não foram por mim usufruídos. Especificamente, as cobranças indevidas referem-se a: Recebi a cobrança indevida: 1.74151304_1, 306.94, que nunca aderi nem utilizei. A portabilidade e cancelamento foi solicitada em 20/11/2024, a NOS processou muito depois para obter valores de cobrança sem fornecimento dos serviços de telefone e internet. Fundamentação: Nos termos da legislação em vigor, nomeadamente a Lei das Comunicações Eletrónicas (Lei n.º 16/2022, de 16 de agosto) e demais regulamentação aplicável da ANACOM, os consumidores têm direito a um serviço transparente e a serem faturados apenas pelos serviços efetivamente contratados e usufruídos. A faturação de serviços não solicitados ou indevidos constitui uma prática abusiva e viola os meus direitos enquanto consumidor. Assim, solicito o seguinte: Análise e Justificação detalhada das cobranças contestadas. Cancelamento imediato das faturas que contêm os valores indevidamente cobrados, ou a emissão de notas de crédito correspondentes. Retificação das faturas futuras para que reflitam apenas os serviços devidamente contratados. Reembolso de quaisquer valores já pagos referentes às cobranças indevidas, caso se aplique. Anexo a esta reclamação, "prova de cancelamento de serviço", que comprovam o alegado. Aguardo uma resposta por escrito e a resolução desta situação no mais curto espaço de tempo possível, preferencialmente num prazo máximo de 14 dias úteis, conforme as boas práticas de serviço ao cliente e a legislação aplicável. Mais informo que, caso esta situação não seja resolvida a contento, me reservo o direito de recorrer às entidades competentes, nomeadamente a ANACOM (Autoridade Nacional de Comunicações) e/ou aos meios judiciais adequados, para salvaguarda dos meus direitos. Com os melhores cumprimentos, Fábio Silva

Mensagens (2)

NOS Comunicações SA

Para: F. S.

28/07/2025

Caro cliente, Asseguramos que vamos analisar a situação e que em breve entraremos em contacto para informarmos sobre a solução encontrada. Gratos pela atenção, Serviço a cliente NOS

NOS Comunicações SA

Para: F. S.

30/07/2025

Caro cliente Tal como tivemos oportunidade de informar através do e-mail que enviámos para o endereço associado à sua conta de cliente NOS, a situação já se encontra esclarecida Gratos pela atenção, Serviço a cliente NOS Sent: 28 de julho de 2025 12:27 To: '' Subject: FW: Reclamação e Pedido de Cancelamento de Faturação Indevida( Pós Portabilidade) Caro cliente, Asseguramos que vamos analisar a situação e que em breve entraremos em contacto para informarmos sobre a solução encontrada. Gratos pela atenção, Serviço a cliente NOS


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.