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Reclamação de Terceiro Lesado: Atraso injustificado no pagamento indemnização – Processo 25MR79511

Em curso Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

P. M.

Para: Ocidental Seguros

18/11/2025

À atenção da DECO Proteste / Ocidental Seguros, Na qualidade de terceiro lesado no âmbito do processo de sinistro n.º 25MR799511, venho apresentar uma reclamação formal contra a Ocidental Seguros pela gestão negligente e morosa deste processo. A responsabilidade pelos danos causados no meu imóvel foi assumida e o valor da indemnização foi devidamente acordado e fechado após peritagem. Contudo, a situação atual é inaceitável: Retenção Indevida de Capital: Fui informado de que a transferência se encontra "pendente" há um mês. Tratando-se de um sinistro de Responsabilidade Civil onde a seguradora já assumiu o dever de indemnizar, não existe qualquer justificação legal ou operacional para este atraso após o encerramento da peritagem. Prejuízos Agravados ao Lesado: Enquanto a Ocidental Seguros protela um pagamento já aprovado, eu (que não dei causa ao sinistro) continuo com o meu imóvel danificado e a acumular prejuízos: Devido à inflação do setor da construção e à escassez de mão de obra, os orçamentos iniciais estão a perder a validade. Já perdi a disponibilidade de empreiteiros devido à incerteza nas datas de pagamento criada pela vossa inércia. Estou na iminência de perder a atual equipa de construção, o que, a acontecer, irá agravar substancialmente o valor final da reparação, custo que imputarei integralmente à seguradora. Histórico do Processo: Este atraso no pagamento é apenas o último episódio de um processo marcado pela dificuldade de contacto, demora excessiva na peritagem e burocracia na validação de documentos, demonstrando total desconsideração pelos direitos do lesado. Face ao exposto, exijo: A comprovação da transferência bancária do valor acordado no prazo improrrogável de 48 horas. Que, caso o atual empreiteiro desista da obra devido a este novo atraso, a Ocidental Seguros assuma integralmente a diferença de custos para a contratação de novo serviço, visto que o agravamento do dano decorre exclusivamente da vossa gestão danosa. Informo ainda que, caso a regularização não seja efetuada de imediato, apresentarei reclamação formal junto da ASF (Autoridade de Supervisão de Seguros) e, se necessário, acionarei judicialmente a seguradora para garantir o ressarcimento integral de todos os danos e juros de mora. Aguardo resposta urgente. Paulo Machado

Mensagens (1)

Assistência solicitada 03 dezembro 2025

Ocidental Seguros

Para: P. M.

15/12/2025

Exmos. Senhores, Na sequência da reclamação que nos foi dirigida, esclarecemos que enviámos a resposta na presente data para o endereço eletrónico do reclamante. Ficamos disponíveis Para mais informações ou esclarecimentos, contacte-nos através do telefone 210 042 490, disponível nos dias úteis das 8h30 às 19h, com o custo de chamada para a rede fixa nacional, ou através do site www.ocidental.pt/ apoio-ao-cliente. Com os nossos cumprimentos, Grupo Ageas Portugal Ageas Seguros, Ageas Pensões, Médis, Ocidental, Seguro Directo Técnica de Reclamações Apoio ao Cliente Praça Príncipe Perfeito, Nº 2, Piso 11, 1990-278 Lisboa www.grupoageas.pt No sentido de garantir a total transparência e isenção na resolução da presente situação é possível o recurso às seguintes Entidades: Provedor do Cliente Apresentação de situações não resolvidas no âmbito da Gestão de Reclamações. Contactos: Av. da República, 43 – 7º Dto 1050-187 Lisboa. provedor.ageas@mm-advogados.com CIMPAS (Centro de Informação, Mediação e Arbitragem de Seguros – www.cimpas.pt). A arbitragem é um processo de resolução extra judicial de conflitos do qual resultará uma decisão produzirá os mesmos efeitos que a decisão de um Tribunal Judicial. Pense no ambiente antes de imprimir esta mensagem.


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