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Reclamação Auto de notícia

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

J. C.

Para: CARRIS SA

27/07/2023

Exmos. Srs., venho por este meio, fazer a minha reclamação referente ao Auto de Notícia nª 4046000378 da CARRIS de 14/07/2023. Comunicar em primeiro lugar que não sou passageiro usual da Carris. Há mais de 20 anos que não circulava em autocarros da Carris, mas no dia 14/07/2023 excepcionalmente, utilizei os serviços da CARRIS para fazer 2 viagens, e é preciso repetir este facto, 2 viagens sendo uma de ida e a outra de regresso, ambas pré compradas ou carregadas no dia anterior. Fiz a primeira viagem de Cabo Ruivo para Algés e tive o cuidado de verificar que a luz apareceu de cor VERDE. Na segunda viagem, de Algés para Cabo Ruivo, fiz exatamente o mesmo procedimento, aproximei o cartão da máquina e verifiquei que a luz ficou verde, apesar de haver muita confusão na entrada em Algés. Na paragem do Hospital Júlio de Matos, entraram 2 fiscais da Carris, e eu, naturalmente e de consciência tranquila como sempre, entreguei o meu cartão VIVA onde havia carregado as 2 viagens para o Sr. fiscal proceder à verificação. O Sr. fiscal diz-me, para espanto meu, que a viagem não tinha sido validada na máquina do autocarro e que só aparecia a primeira viagem feita às 09:40. Pedi desculpa ao fiscal, porque tinha ficado com a sensação de que a luz tinha ficado verde. Pedi para que fosse de novo passar o cartão para validar definitivamente a viagem até porque faltavam ainda muitos kms para o destino da mesma. O fiscal, mais uma vez para espanto meu, não me deixou ir validar a viagem, pediu-me o documento de identificação e entrega-me a multa/Auto de notícia. Pensando que o cartão tinha ficado inutilizado, não fui tentar de novo validar a viagem. Perguntei-lhe porque razão não me deixava ir validar a viagem, porque a mesma ainda não tinha terminado? Mostrei-lhe inclusivé o RECIBO referente à compra das 2 viagens no valor de 3.30€ carregadas no dia anterior. Ignorou-me e disse-me apenas para fazer uma reclamação à CARRIS. Falei com vários motoristas da CARRIS que me deram razão em cabo ruivo, mas disseram-me que tinha que ir à loja de Santo Amaro onde poderiam anular a multa. Na loja, a funcionária também me deu razão, não entendeu a acção do fiscal em não validar a viagem mas também não pôde resolver a situação. Reclamei finalmente por e-mail para a CARRIS, mas também em vão. Concluo, depois deste processo todo, que Paguei eu, o Justo pelo pecador neste país sem bom senso. Entendo o ponto de vista da CARRIS em multar pessoas que não pagam as viagens ou que circulam nos seus veículos sem titulo de transporte. Não entendo porque razão não anularam o meu auto, uma vez que agi sempre de boa fé ao comprar as duas e únicas viagens ( ainda tenho o cartão com essa viagem que não vou efetuar), e multarem-me apenas porque o fiscal não quiz que eu validasse a viagem e porque uma máquina não validou à primeira tentativa a minha viagem apesar de a luz estar verde. Acho uma completa falta de respeito por quem paga a viagem e uma tremenda falta de bom senso de quem está à frente de uma empresa e tem que avaliar cada situação. As máquinas podem falhar, assim como as pessoas. Como consequência, além de ter pago as minhas 2 viagens como prova o recibo (3,30€) ainda fiquei sujeito ao pagamento de uma multa de 60€ porque um fiscal da CARRIS não me deixou validar a segunda viagem. Considero que a CARRIS faz bem em pôr em prática a sua política de fiscalização junto dos passageiros, mas considero também falta de bom senso, honestidade e justiça. Julgo que meu caso, esta prática foi injusta, hipócrita, desonesta, insensata e cobarde, ao fazer pagar o justo pelo pecador, uma vez que não me foi dada a hipótese de validar corretamente a 2ª viagem sabendo que a 1ª tinha sido bem validada e que por isso, nunca tinha intenção de não validar a 2ª. Já enviei, em primeiro lugar, reclamação para a CARRIS, explicando os factos, à qual foram insensíveis não me dando razão. Esperava, honestamente, que ao verificarem os factos, me dessem razão e anulassem o auto. Na minha opinião, não fizeram a análise da minha situação de forma sensata, lógica e honesta, pensando única e exclusivamente na lei que regula os transportes públios, ignorando aquilo que deveria ser prática comum de quem avalia as situações, que é o BOM SENSO e Justiça. Enviei também uma reclamação para o Portal da queixa e para o Livro de Reclamações online, ambas sem sucesso e em vão. Informação AdicionalTenho o recibo das 2 viagens PAGAS e cujo dinheiro saiu efectivamente da minha conta bancária. Não roubei ninguém e agi sempre de boa fé, ao contrário do Fiscal da CARRIS e da própria CARRIS.


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