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Reclamação – Renovação indevida de fidelização após mudança de morada

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

R. A.

Para: NOS Comunicações SA

07/10/2025

Exmos. Senhores, Venho, pela presente, apresentar reclamação formal relativa à renovação indevida do meu contrato de serviços, na sequência de uma mudança de morada. Na data em que solicitei a alteração da morada do serviço, manifestei de forma expressa e inequívoca, durante a chamada telefónica com o vosso serviço de apoio, que não aceitava qualquer renovação de fidelização associada a essa mudança. O(a) colaborador(a) informou-me então que, para garantir que a fidelização não seria renovada, seria necessário o pagamento de 80 euros referentes à instalação, valor que aceitei e paguei integralmente, conforme instruções dadas. Não me foi solicitada qualquer outra acção da minha parte, e parti do princípio, de boa-fé, que a situação estava devidamente registada. Meses mais tarde, ao contactar novamente a NOS para esclarecer questões sobre portabilidade e nova mudança de morada, fui informada de que o contrato havia sido renovado com nova fidelização, o que contraria claramente o acordo estabelecido na chamada anterior. Recordo que essa chamada foi gravada, e nela consta de forma inequívoca a minha recusa em aceitar a renovação da fidelização, bem como a aceitação do pagamento dos 80 euros precisamente para evitar essa renovação. Durante a conversa com o vosso atendimento, foi-me ainda dito que eu deveria ter notado a renovação da fidelização nas faturas, o que considero um argumento totalmente descabido. Além de ser inaceitável transferir para o consumidor a responsabilidade de detetar um erro contratual cometido pela empresa, a informação em causa nem sequer consta nas faturas emitidas, tornando essa justificação sem fundamento. Após contestar a situação, fui informada de que o processo seria analisado, mas que poderia não ser aceite por suposta ultrapassagem de um prazo de 60 dias para reclamação. Considero tal fundamento inaceitável e desproporcionado, visto tratar-se de um erro imputável à empresa, e não de um lapso do consumidor. Mais recentemente, fui informada de que o processo foi encerrado com o argumento de que “não foi possível contactar o cliente”. Não fui, no entanto, notificada de qualquer tentativa de contacto com antecedência, nem recebi o prometido e-mail de atualização do processo. Face ao exposto, requeiro: Que seja revista e anulada a renovação indevida da fidelização; Que o contrato mantenha a data de término originalmente prevista (Abril de 2025); Que me seja enviada por escrito confirmação do estado atual do processo e das medidas tomadas para corrigir a situação. Sublinhe-se que não está em causa um pedido de favor, mas o cumprimento de obrigações contratuais e legais por parte da NOS, ao abrigo da legislação de defesa do consumidor e das práticas comerciais leais. Aguardo resposta por escrito no prazo legal.

Mensagens (3)

R. A.

Para: NOS Comunicações SA

07/10/2025

Corrigindo typo: Abril de 2026 não de 2025

NOS Comunicações SA

Para: R. A.

08/10/2025

Cara cliente, Asseguramos que vamos analisar a situação e que em breve entraremos em contacto para informarmos sobre a solução encontrada. Gratos pela atenção, Serviço a cliente NOS

NOS Comunicações SA

Para: R. A.

08/10/2025

Cara cliente, Tal como tivemos oportunidade de informar através do e-mail que enviámos para o endereço associado à sua conta de cliente NOS, a situação já se encontra esclarecida. Gratos pela atenção, Serviço a cliente NOS Sent: 8 de outubro de 2025 11:38 To: '' Subject: FW: Reclamação – Renovação indevida de fidelização após mudança de morada Cara cliente, Asseguramos que vamos analisar a situação e que em breve entraremos em contacto para informarmos sobre a solução encontrada. Gratos pela atenção, Serviço a cliente NOS


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