Exmos. Senhores,
Venho por este meio solicitar a intervenção da DECO numa situação que considero grave, envolvendo os CTT Expresso, a loja Shein (INFINITE STYLES SERVICES CO., LIMITED) e o também o PayPal, no âmbito de uma compra online.
No dia 9 de setembro de 2025, estava prevista a entrega da minha encomenda (n.º DS865537807PT) pelos CTT Expresso. Nesse dia encontrava-me ausente em férias (comprovado por reserva Airbnb). Ao consultar o tracking, verifiquei que a encomenda constava como “entregue ao destinatário”, com prova de entrega assinada em meu nome.
A assinatura apresentada é falsa, completamente diferente da minha, e não houve qualquer tentativa de contacto por parte do estafeta. Ao regressar a casa, confirmei que a encomenda nunca foi entregue e nenhum vizinho a recebeu.
Contactei os CTT Expresso (primeiro apenas por telefone, depois através do e-mail), procurando uma resolução amigável e direta, solicitando apenas que assumissem a responsabilidade e procedessem ao reembolso do valor pago. No entanto, apesar de várias tentativas, os CTT negaram qualquer responsabilidade, alegando sempre que deveria contactar o remetente e resolver com eles. A Shein, por sua vez, considerou a entrega concluída e encerrou o caso.
Após tentativas sem sucesso, apresentei também reclamação ao PayPal, que recusou o reembolso, alegando que o comerciante apresentou comprovativos de entrega, precisamente os documentos falsificados com assinatura forjada (um risco, que em nada se assemelha a minha assinatura).
Encontro-me, assim, completamente desprotegida enquanto consumidora final, tendo sido vítima de:
Falsificação de assinatura em documento de entrega;
Extravio efetivo da encomenda;
Negligência e ausência de contacto por parte do estafeta;
Recusa de responsabilidade pelos CTT e Shein;
Aceitação de provas falsas pelo PayPal (metodo de pagamento que foi utilizado).
Atualmente, não pretendo a reposição dos bens, pois já adquiri o necessário por outros meios e creio que a encomenda já se encontra totalmente perdida. O que requeiro é o reembolso total do valor pago, uma vez que nunca recebi o produto e fui vítima de uma falha grave no processo de entrega.
Peço, portanto, a intervenção da DECO para que os meus direitos de consumidora sejam respeitados e seja garantida uma resolução justa e efetiva (reembolso), responsabilizando as entidades envolvidas.
Com os melhores cumprimentos,
Yana Fernandes
914387092