Estou váriosdias a tentar contactar a Ryanair, por motivo relacionado com um voo que realizei. Esta companhia opera em Portugal, mas só pode ser contactada através do respetivo site e, mesmo assim, não existe um verdadeiro serviço de apoio ao cliente: não há uma central telefónica de atendimento, não é fornecido nenhum e-mail para onde se possa expor o nosso problema. Existe um falso serviço de chat online, onde fui colocado em espera nada mais nada menos que 72 minutos por fim, não responderam às minhas questões, apenas me forneceram um link para uma página de reclamações, onde expus o seguinte, no dia 12-07-2018:«Em relação à viagem PDL-LIS, dia 05-07-2018, a Ryanair enviou para o meu e-mail o recibo nº 1001159590, que apenas indica o valor total que paguei: €48,13. Isto é muito insuficiente, porque é indispensável uma fatura ou recibo detalhados, com indicação de todas as componentes do preço total da viagem, nomeadamente taxas pelo uso de cartão de crédito, etc. Como sou residente nos Açores, tenho direito a um subsídio social de mobilidade pago pelo Estado Português, como a Ryanair bem sabe. E também sabe que os cidadãos destas ilhas que escolham viajar na Ryanair não conseguem obter aquele subsídio, sem fatura ou recibo detalhados emitidos pelas companhias aéreas. A Ryanair é a única companhia que opera nestas ilhas que persiste em não emitir os documentos nas devidas condições. Tenho direito a um dos referidos documentos e exijo que os mesmos sejam emitidos com urgência, porque tenho um prazo limitado para solicitar o subsídio.»O referido recibo apenas menciona a isenção de IVA, o que é muito insuficiente, face ao disposto nas alíneas b) do art. 2º e do nº 1 do art 7º do DL nº 41/2015.No mesmo dia, recebi uma resposta automática, em inglês, a comunicar o nº de registo da minha queixa: 4772848.No dia 14, recebi outra resposta, do endereço ryanairen@ryanair.com, também em inglês, onde me pediam para detalhar mais a minha queixa. Considerei que esta resposta era uma troça, uma manobra dilatória ou ambas, por isso, no mesmo dia, respondi para aquele e-mail, asperamente e com sarcasmo:«Dear Costumer Service,I believe my complaint can't be more detailed than it already is. As you can see, I attached your receipt 1001159590. It's your receipt that needs to be much more detailed! That's the problem.If you read the receipt you will easily discover the reservation number.My complaint is not about your flight PDL-LIS, on July 5. It's all about the receipt, which is not complete, it lacks a lot of important information. And this information is mandatory, according to Portuguese law. Ryanair must abide by the Portuguese law as long as it operates in Portuguese air space and between two Portuguese airports and carrying a lot of Portuguese passengers. Got it? Am I detailing enough for you?What is lacking in your receipt is details about what is included in the total price. It's quite clear that no VAT was included in the total price. What about other fees or costs, like airport fees, security fees, fuel tax, credit card fees and so on? All fees or costs must be detailed in your receipt, otherwise it will be completely useless for me and Ryanair will be violating our laws. And no one wants that, right?So, please, just give me a proper receipt, will you? If you don't know how to do it, ask other air carriers, like SATA or TAP for instance, they can tell you how to do it. It's really easy!Best regards.»Não obtive qualquer resposta.