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Queixa sobre serviço de montagem de roupeiros

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

N. R.

Para: IKEA

21/05/2025

Exmos. Senhores, Venho, por este meio, expressar o nosso total desconforto, desilusão e profunda insatisfação com o tratamento que temos recebido relativamente à nossa compra efetuada no IKEA. O meu marido e eu decidimos adquirir praticamente todos os móveis da nossa residência através da vossa loja. No dia 15 de abril, realizámos a compra da cozinha, dos armários e de outros móveis. Indicámos, no momento da compra, as datas para entrega e instalação da cozinha e dos armários, mas os prazos não foram cumpridos. As entregas foram realizadas em diferentes dias e, em várias ocasiões, tivemos de sair dos nossos empregos para estarmos presentes em casa, sem que as entregas tivessem ocorrido conforme o previsto. A instalação da cozinha decorreu sem problemas, e não temos qualquer queixa quanto a esse serviço. Contudo, o mesmo não se pode dizer da montagem dos armários. A equipa que se apresentou para o serviço chegou com má disposição e recusou-se a montar os armários, alegando não ter recebido a planificação de montagem enviada pelo IKEA. Mostrei as planificações que possuíamos, indicando o destino de cada armário, mas os técnicos (eram dois) afirmaram que apenas poderiam realizar o serviço com instruções oficiais do IKEA. Abandonaram a residência, manifestando desagrado com a empresa IKEA e referindo questões salariais que em nada nos dizem respeito enquanto clientes. Além disso, queixaram-se de que as caixas estavam mal organizadas e que não conseguiam identificar o conteúdo, pedindo-me que indicasse que peça pertencia a cada divisão, algo que deveria ser da responsabilidade da equipa de montagem, e não nossa. Passados alguns dias, foi agendada nova tentativa de instalação, tendo regressado os mesmos técnicos. Chegaram à residência por volta das 10h00 e apenas contactaram o meu marido pelas 11h30, dizendo que não sabiam o que montar em cada divisão. Como eu não me encontrava em casa, pedi à minha filha que se dirigisse à residência e me contactasse. Quando ela confirmou que se tratava da mesma equipa, pedi-lhe que os informasse que, da última vez, eu já tinha indicado a distribuição dos móveis. Um dos técnicos, que se identificou como Eduardo, reagiu de forma grosseira, chegando a gritar com a minha filha e dizendo que “não tinha tempo para nós”. Quando cheguei a casa, solicitei ver a planificação que alegaram não possuir na primeira visita, mas recusaram mostrar qualquer documento, alegando que o conteúdo das caixas não correspondia à planificação. De forma agressiva, recusaram novamente realizar o serviço e abandonaram a residência, deixando tudo desorganizado. Saíram por volta das 12h10, mas permaneceram dentro da viatura até cerca das 12h30, antes de se retirarem definitivamente. Contactei telefonicamente o IKEA, permanecendo mais de uma hora em linha para relatar toda esta situação e o comportamento inadmissível da equipa enviada. Foi-me dito que seria reagendada nova instalação para o dia 19 de maio. No entanto, nesse dia, apenas apareceu uma pessoa, que informou que apenas iria montar alguns móveis de canto, o que não corresponde à realidade, pois tratam-se de quatro armários grandes, destinados a quatro quartos diferentes. Este técnico foi educado e prestável, mas apenas montou parcialmente um dos armários inferiores e retirou-se. Face a esta situação, o meu marido e eu dirigimo-nos pessoalmente às instalações do IKEA de Braga, onde fomos atendidos por uma colaboradora do serviço de apoio ao cliente. A mesma informou-nos que já tinha enviado a planificação à empresa responsável pela montagem desde a data da compra. Após conversarmos com ela, foi-nos assegurado que a montagem dos armários seria realizada hoje, dia 21 de maio, entre as 9h00 e as 13h00. Mais uma vez, o serviço não foi cumprido. O meu marido esteve em casa durante toda a manhã e ninguém apareceu. Apenas às 12h30 recebemos uma chamada da mesma colaboradora, informando que, afinal, ninguém iria comparecer. Consideramos esta situação uma completa falta de respeito e profissionalismo. O atendimento ao cliente tem sido negligente, e o serviço prestado pela empresa subcontratada para a montagem é inaceitável. Estamos profundamente cansados com esta situação. Há mais de um mês que aguardamos a montagem dos nossos armários e já perdemos imenso tempo por termos de sair dos nossos trabalhos sem que os compromissos assumidos pelo IKEA sejam cumpridos. Exigimos uma resposta séria e urgente, bem como a resolução imediata deste problema. O IKEA apresenta-se como uma empresa que oferece soluções, mas até ao momento só nos tem causado problemas e desrespeito, não cumprindo com nada do que promete. Esta experiência deixa-nos com uma péssima impressão do vosso serviço e, até ao momento, não recomendaríamos a ninguém da nossa rede de contactos que realizasse compras convosco. Aguardamos o vosso contacto com a maior brevidade possível. Com os melhores cumprimentos,


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