Exmos. Senhores,
Venho por este meio apresentar uma queixa formal contra o ginásio "Physical", localizado em Paços de Ferreira, relativamente à cobrança indevida de uma taxa de seguro e à exigência de pagamento de mensalidade para o cancelamento de adesão.
Em Abril de 2024, apresentei uma declaração formal ao ginásio, na qual informava que, devido ao facto de não continuar a trabalhar em Portugal, não teria condições para manter a minha inscrição. O ginásio aceitou a minha declaração e procedeu à suspensão temporária da minha adesão, conforme acordado.
No entanto, apesar de ainda não me encontrar a trabalhar em Portugal e de já ter comunicado a minha intenção de não continuar com a adesão, fui surpreendida com a cobrança de 20€ relativos ao seguro, mesmo estando em suspensão e sem utilizar as instalações ou serviços do ginásio.
Além disso, agora, com o término do período de suspensão a aproximar-se, o ginásio exige que eu pague a mensalidade para proceder ao cancelamento definitivo da minha inscrição, apesar de ter apresentado uma justificação plausível para o pedido de cancelamento.
Considero que a cobrança do seguro durante o período de suspensão, sem usufruto dos serviços, bem como a exigência de pagamento de mensalidade para o cancelamento, são práticas comerciais indevidas e em desacordo com os direitos do consumidor.
Assim, venho solicitar a vossa intervenção para:
- A devolução do valor cobrado indevidamente pelo seguro, tendo em conta que não usufrui dos serviços durante o período de suspensão e não tenciono retomar a adesão;
- O cancelamento da minha inscrição sem a exigência de pagamento adicional, uma vez que apresentei uma justificação válida e legítima para o término do contrato;
- A revisão das políticas de cobrança do ginásio, de modo a que situações semelhantes possam ser evitadas no futuro.
Agradeço desde já a vossa atenção e aguardo uma resposta no prazo legalmente estipulado para que esta situação seja resolvida de forma justa.
Com os melhores cumprimentos,
Marina Barros