Exmos. Senhores,
Venho por este meio solicitar o vosso apoio relativamente a uma situação grave ocorrida com o meu Peugeot 3008 [AH06GI], adquirido também ele num concessionário oficial da Peugeot, em 2021 e que se encontra atualmente com cerca de 90.000 km.
Recentemente, a corrente de árvore de cames partiu-se subitamente, provocando várias avarias. Como é do conhecimento geral e também indicado pelo próprio fabricante, esta é uma peça concebida para durar a vida útil do motor, ou pelo menos não gerar preocupação até 200.000 km, não sendo suposto exigir substituição preventiva, muito menos falhar com esta quilometragem.
Trata-se, por isso, de uma falha grave e claramente prematura, que levanta legítimas preocupações sobre a fiabilidade do componente em causa e o eventual impacto de defeitos de fabrico reconhecidos, nomeadamente nos motores 1.5 BlueHDi com corrente de 7 mm, cuja problemática já é conhecida e documentada em vários canais públicos.
Neste sentido, e considerando o histórico do veículo, bem como a responsabilidade da marca perante este tipo de anomalias técnicas, foi solicitado:
A análise da situação por parte da vossa equipa técnica;
Pedido de apoio à Peugeot Portugal para cobertura total ou parcial dos custos de reparação, fora da garantia;
A resposta dada pelo fabricante (Peugeot) foi negativa, indicando que a reparação foi efetuada fora da rede de oficinas da Peugeot e que, como já sabia, se encontrava fora da garantia.
Esta resposta não faz qualquer sentido, pois tenho um relatório de profissionais, emitido pela oficina responsável pela reparação, com a causa da avaria.
Pedia a vossa ajuda na resolução deste tema.